AVCB soluções em prevenção e combate a incendio

Incêndio destrói loja em Ubatuba, SP Bombeiros levaram ao menos quatro horas para apagar as chamas.

  • 14/7/2016
  • 10:12 AM

 

 

 

Incêndio destrói loja em Ubatuba, SP
Bombeiros levaram ao menos quatro horas para apagar as chamas. 
Ainda não se sabe o que provocou o incêndio no local.

http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2016/07/incendio-destroi-loja-em-ubatuba-sp.html


Incêndio coloca em risco imóveis na Região Centro-oeste de Belo Horizonte

  • 14/7/2016
  • 09:59 AM

m incêndio assustou moradores do bairro Belvedere, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, no início da noite desta quarta-feira (13).

O fogo atingiu a vegetação às margens da BR-356. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio colocou em risco as residências próximas ao local.

As chamas foram apagadas por volta das 20h.

 

 

 

http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2016/07/incendio-coloca-em-risco-imoveis-na-regiao-centro-sul-de-belo-horizonte.html


Especialista alerta sobre risco de incêndios domésticos

  • 6/7/2016
  • 10:03 AM


PREVENÇÃO

Especialista alerta sobre risco de incêndios domésticos

 

Prevenir incêndios é tão importante quanto saber apagá-los ou esmo saber como agir corretamente no momento em ocorrem. Início de incêndio e outros sinistros de menor proporção podem transformar-se em tragédia se não forem evitados e controlados com segurança por pessoas devidamente treinadas. Em Mato Grosso só em maio deste ano ocorreram três grandes incêndios em edificações: em uma fabrica de molduras, uma boate e conveniência e em uma casa com três crianças, que morreram no local, todas em várzea grande.

Conforme dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), este ano já foram registrados 6742 mil focos de calor, que podem ser fogo ou queimadas. Destes, pelo menos 20% deles são incêndios em edificações.

De acordo com o engenheiro eletricista, especialista em segurança contra incêndio, Marcos Kahn,  uma das principais providências que os moradores podem tomar, para que qualquer acidente seja controlado, é alertar todos os residentes sobre as devidas precauções quando ocorrer algum tumulto, causados por incidentes, como por exemplo, vazamentos de gás e água, fumaça e fogo. Kahn veio a Cuiabá para ministrar palestras de “Prevencão e Gerenciamento de Riscos de Incêndio em empresas, edificações e unidades de saúde.”

Kahn explica que o primeiro passo é verificar com o síndico do prédio quem são os responsáveis pela Brigada de Incêndio de sua residência. “É um grupo de habitantes ou profissionais treinados para agir em emergências”, esclarece.

O especialista comenta ainda que, o mais correto inclusive é que todos os residentes ou usuários da edificação coloquem em prática as normas estabelecidas sobre os cuidados preventivos e o comportamento diante do incidente, promovendo exercícios, por meio da simulação de incêndios. “Esse tipo de prática contribui suficientemente para a prevenção e a segurança de todos. Mas para efetuar essa operação é necessário um fator indispensável, a existência - em perfeito estado de uso e conservação - de equipamentos destinados a combater incêndios”, alerta.

A prudência também é outro fator primordial no combate aos incêndios. Qualquer instalação predial deve funcionar conforme as condições de segurança estabelecidas por lei, que vão desde a obrigatoriedade de extintores de incêndios, hidrantes, mangueiras, registros, chuveiros automáticos (sprinklers) e escadas com corrimão.

Entre esses equipamentos, o mais utilizado no combate a incêndios é o extintor, que deve ser submetido à manutenção pelo menos uma vez por ano, por pessoas credenciadas e especializadas no assunto. “É importante também, além de adquirir e conservar os equipamentos de segurança, saber manuseá-los e aprender como acionar o alarme, funcionar o extintor ou abandonar o recinto, quando necessário”, explica o especialista.

Kahn ressalta que a maioria das pessoas que residem em casas não possui um extintor de incêndio. “Esse é um erro comum que encontramos quando uma residência está em chamas. Muitos moradores esquecem que este equipamento é essencial para combater os princípios de incêndio até o corpo de bombeiros chegarem ao local afetado”, pontua Kahn.  

O diretor da Ausec, Wagner Figueiredo, empresa do ramo de automação industrial em Cuiabá, explica que a maioria das empresas não têm nenhum conhecimento sobre prevenção e combate a incêndios. 

“As empresas também precisam buscar a implantação de sistemas eficientes e principalmente dos processos de manutenção das instalações elétricas e de detecção, alarme e supressão de incêndio.”, informa.

Wagner destaca também que os engenheiros e técnicos contratados devem ser capacitados para apoiar as empresas desde a avaliação dos riscos até a definição da melhor solução para mitigar.

Abaixo o especialista Marcos Kahn lista 10 dicas para prevenção de combate a incêndio. Confira:

1. Prédios devem deixar sempre à vista o telefone do Corpo de Bombeiros: 193;

2. Cheque periodicamente os extintores de sua residência: além de estarem distribuídos em locais de fácil acesso, devem estar carregados;

3. De tempos em tempos, revise a instalação elétrica do prédio e busque identificar a existência de vazamentos de gases;

4. Mantenha botijões próximos a locais ventilados;

5. Portas, sobretudo as que levam às saídas de emergência, não devem conter trancas;

6. Alerte as pessoas que moram com você sobre os perigos de fumar em locais proibidos, como elevadores, e de jogar fósforos e bitucas de cigarro em qualquer local;

7. Informe-se se seu condomínio possui uma Brigada de Incêndio, ou seja, se há um grupo de pessoas capacitado para agir em caso de acidente;

8. Caso more em um prédio, em caso de incêndio, utilize as escadas de emergência e vá em direção ao térreo. Não utilize os elevadores;

9. Mantenha as áreas próximas aos hidrantes (mangueiras utilizadas para apagar fogos) livres;

10. Ligue para o Corpo de Bombeiros o mais rápido possível.

 

fonte: http://www.folhamax.com.br/cidades/especialista-alerta-sobre-risco-de-incendios-domesticos/91378


COMO FUNCIONA SEGUROS CONTRA INCENDIO

  • 23/5/2016
  • 10:24 AM

Certamente uma das últimas coisas que esperamos que aconteça com a nossa casa é um incêndio. Mas acidentes deste tipo infelizmente acontecem e o melhor que você pode fazer é se prevenir! Uma boa maneira de evitá-los é realizando um check-up na residência, sabia?

Imagine se aquele fio desencapado gera um curto-circuito e BOOM! Deu início a um incêndio daqueles. Se a sua casa tivesse passado por uma geral, isso poderia ter sido evitado. Quer entender como usar o serviço de Check-Up Lar do seu seguro residencial? Releia o post que fizemos sobre o assunto aqui.

Mas e se o incêndio acontecer no imóvel que você aluga, de quem é a responsabilidade: sua ou do proprietário? E, mesmo que o proprietário não tenha incluído a cláusula de obrigatoriedade de contratação de seguro no contrato de locação, isto não isenta você das responsabilidades e do prejuízo causados ao seus bens e a terceiros, ou seja, se o fogo atingir seus bens, as áreas comuns, outros apartamentos ou residências, quem terá que lidar com o ocorrido é você, o inquilino. Por isso, melhor ter um seguro!

Sim, o seguro do condomínio também protege contra incêndio. No entanto, ao contratar o residencial, além de garantir os possíveis danos causados a terceiros com uma cobertura adicional, você terá a garantia de proteger a estrutura do imóvel e de todos os bens da residência, não importando onde o incêndio tenha começado. A segurança de tudo que você possui estará garantida pela apólice - por esse motivo é tão importante informar o valor dos seus bens corretamente, entendeu? Assim você não corre o risco de sair no prejuízo. 

Então, mesmo que você esteja morando de aluguel, considere contratar um seguro residencial. Além de garantir as proteções explicadas neste post, ainda é possível aproveitar diversas coberturas e benefícios. Para lembrar quais são, dê uma olhada no post onde falamos das vantagens do seguro residencial!

 


AVCB x Seguro Condominial

  • 23/5/2016
  • 10:11 AM

AVCB x Seguro Condominial
O seguro condominial é obrigatório e, segundo o artigo 1348, inciso IX do novo Código Civil, compete ao síndico efetuá-lo, sendo que a cobertura básica abrange incêndio, raio, explosão, fumaça e queda de aeronaves.

O AVCB é um documento oficial, emitido pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, atestando que a edificação possui condições de segurança contra incêndio.

Sendo então este documento obrigatório por lei para prédios residenciais, comerciais e industriais, normalmente é um dos principais documentos que as seguradoras verificam antes de fecharem ou renovar um contrato, ou os órgãos de fiscalização antes de liberar e fornecer o alvará para funcionamento de um estabelecimento comercial (caso de condomínios comerciais ou mistos).

A obtenção do AVCB está diretamente ligada ao atendimento de alguns requisitos determinados em lei. Portanto a não obtenção ou não renovação do AVCB pode invalidar apólices de seguro, ocasionar o fechamento do imóvel, gerar multas, entre outras complicações.

A sugestão é contratar um especialista na área de segurança, onde o mesmo irá avaliar os itens de segurança do condomínio e treinar os empregados e moradores que irão compor a Brigada de Incêndio, outra exigência legal. Existindo falhas, este profissional irá apontar e orientar o que deve ser feito.

Após os ajustes será feita vistoria por profissional do Corpo de Bombeiros e, estando tudo aprovado do que é determinado em lei será então emitido o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

A título de esclarecimentos: no condomínio para a expedição do AVCB serão avaliadas entre outras coisas, as luzes de emergência, portas corta-fogo, extintores, sinalização de equipamentos de combate a incêndio e saídas de emergência, tipos e prazo de validade de mangueiras, faixas antiderrapantes nas escadas, brigada de incêndio, sistema de alarme contra incêndio, sistema de sprinklers, pressurização de escada, detecção de fumaça.

Finalmente, é importante que o síndico cumpra rigorosamente todas as exigências da legislação para condomínios, como por exemplo, as medidas de proteção contra fogo para não ter problemas com relação à indenização em caso de sinistro, uma vez que o não cumprimento do imperativo legal pode ocasionar a responsabilização civil da pessoa do síndico, como dissemos no início acerca do artigo 1348, inciso IX do novo Código Civil.

 

 


Bombeiros trabalham no combate a incêndio em fábrica em Ibiúna

  • 26/4/2016
  • 11:15 PM

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/04/bombeiros-trabalham-no-combate-incendio-em-fabrica-em-ibiuna.html


Incendio em Belo Horizonte

  • 26/4/2016
  • 11:13 PM

Elaborar projetos de segurança contra incêndio e panico , execução do sistema projetado para aquisição do AVCB( Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros

Email: avcbprojetosexecucoes@gmail.com

http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2016/04/incendio-atinge-galpao-de-reciclagem-na-regiao-nordeste-de-bh.html


Incendio deixa crianças sem creche

  • 20/4/2016
  • 03:50 PM

http://cbn.globoradio.globo.com/sao-paulo/2016/04/16/CERCA-DE-200-CRIANCAS-VAO-FICAR-SEM-CRECHE-APOS-INCENDIO-EM-DIADEMA-SP.htm


avcb soluçoes em prevenção a incendio

  • 11/4/2016
  • 10:58 AM

Não vamos esperar acontecer o pior para se proteger!!!
AVCB SOLUÇÕES EM PROJETOS DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCENDIO.
Regularize seu comercio, seu predio conosco
Email: avcbprojetosexecucoes@gmail.com
31-30473702

 


Juiz manda fechar casa noturna sem AVCB

  • 11/4/2016
  • 10:21 AM

 

Vamos ficar atentos.

AVCB PRECISA ESTA EM DIAS 

 

http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/cidades/juiz-manda-fechar-outra-casa-noturna-no-centro-de-santos/?cHash=2ac247b69c3a7a34bd7da58cedb8fcf7


Incendios Florestais

  • 8/4/2016
  • 12:22 PM

Os incêndios mais destruidores aparecem nesse período de seca, Outono , onde tem poucas chuvas e o clima é quente , com essa combinação, um clima quente e seco, em que a umidade do ar não ultrapasse 20%, e com algum material que provoque a primeira fagulha, desde um relâmpago até um simples cigarro aceso, já é o suficiente para uma combusão se alimentar com chamas . Se estiver ventando muito,essas correntes de ar são capazes de carregar uma folha com fogo e atinger grandes ares.
Cada minuto é precioso para evitar que o incêndio se alastre.
Vejam as dicas do corpo de bombeiros!!

http://www.bombeiros.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=75


Como evitar autos custos para adaptação para prevenção a incendio

  • 8/4/2016
  • 11:43 AM


Preocupar-se antes para evitar problemas depois, assim evitamos altos custos de adaptações de edificações às normas de segurança e combate à incêndio do Corpo de Bombeiros.

Em alguns casos, estabelecimentos chegam a ser fechados e os proprietários precisam desembolsar altas quantias para adaptar os imóveis às regras legais. "As edificações construídas sem a preocupação prévia com saídas de emergência ou previsão de equipamentos preventivos antes do início das obras podem causar transtornos altos para adaptações posteriores".

Há uma série de especificidades que precisam fazer parte do projeto antes de a obra ser erguida. entre elas, a instalação de rede de hidrantes, detectores de fumaça e ainda a colocação de portas de saída de emergência com barra antipânico.

Desrespeitar a legislação pode encarecer muito mais o projeto se as mudanças tiverem de ser feitas depois. Há situações em que portas de correr precisam ser substituídas por portas de abrir, ou exige-se a abertura de uma nova porta em parede pronta, de reservatórios de água com volume inferior ao mínimo para reserva de incêndio.

Mas, há situações de escadas e corredores com largura inferior à mínima necessária.


Incendio na Ultracargo

  • 8/4/2016
  • 07:20 AM

 

 

 


1 ano depois do incendio na Ultracargo,
é lançado documentário com vitimas e familias vizinhas.
 

http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/jornal-tribuna-2edicao/videos/v/incendio-da-ultracargo-completa-um-ano-neste-sabado/4928439/



Conheça nossa pagina no Facebook

  • 6/4/2016
  • 03:31 PM

 

Boa tarde,

Convido a todos para curtir nossa pagina no facebook

https://www.facebook.com/avcbprojetos/timeline