EDUCAÇÃO INTEGRAL 10

RELATO DE EXPERIÊNCIA: TARDE CULTURAL - UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA NAS OFICINAS CURRICULARES DA ETI POR MEIO DO PROTAGONISMO

10:53 PM, 9/8/2014 .. 0 comentários .. Link

               Diante da necessidade de motivar alunos a participarem das atividades escolares de maneira intensa e promover maior integração entre o corpo docente da escola, procurou-se na Escola de Tempo Integral (ETI) do Ensino Fundamental realizar um projeto denominado Tarde Cultural, cujos preparativos envolveram atividades interdisciplinares atendendo os objetivos dos diferentes componentes das Oficinas Curriculares. O objetivo geral do trabalho é incentivar o aluno a perceber a importância da cultura e sua ação como agente do meio em que vive, o que contribui no desenvolvimento de habilidades para agirem como transformadores sociais. Como objetivo específico envolver o aluno no projeto e desenvolver suas habilidades inatas, incentivando-as e valorizando-as. A metodologia utilizada foi o levantamento documental sobre algumas temáticas e pesquisa de campo com os alunos. Como produto final para a realização do projeto utilizou-se a confecção de convites, cartazes, livretos, etc; equipamentos de som para as apresentações; figurino especial para as apresentações de teatro e dança, e; um cenário e local para o evento. As atividades foram desenvolvidas nas oficinas curriculares do ensino fundamental e, posteriormente, apresentação final com coreografias e performances; escreveram e dramatizaram peças teatrais; ensaiaram canções e declamaram poesias. Os resultados foram surpreendentes, demonstrando o quanto o projeto foi significativo. A equipe mostrou-se envolvida intensamente no trabalho e com seu progresso. Houve a participação da família. Os alunos demonstraram grande interesse nas atividades, inclusive pôde-se constatar que durante as semanas que antecederam a realização da Tarde Cultural a freqüência dos alunos obteve um índice elevado em relação a outros dias. Por fim realizou-se uma avaliação da Tarde Cultural onde se abriu espaço para os alunos analisarem os pontos positivos e negativos, apresentarem críticas construtivas para o projeto. O presente trabalho vem apresentar, discutir e contribuir sobre o papel da escola na aprendizagem e no desenvolvimento da criança e adolescente. 

 

http://www2.fc.unesp.br/cbe/i_cbe/pdf/poster_institucional/017.pdf

 

 

 



HORA DE FICAR NA ESCOLA

10:42 PM, 9/8/2014 .. 0 comentários .. Link

 

     Como muitos alunos do ensino público, Gabrielle Mendes Ferreira, 14 anos, chegou pouco antes das 8h de quinta-feira à escola. Como poucos, veio preparada para uma jornada que se estenderia até o fim da tarde. A garota da Ilha da Pintada frenquenta o 8º ano em um dos primeiro estabelecimentos a adotar a educação em tempo integral como decorrência de uma lei estadual sancionada no começo deste ano, que obriga o Rio Grande do Sul a implantar o modelo em metade dos colégios de Ensino Fundamental. 

  O dia de Gabrielle na Escola Estadual Maria José Mabilde teve inicio com dois períodos de informática. Após o lanche no refeitório, vieram mais duas horas de matemática. Do meio-dia às 13h, ela fez intervalo para o almoço, feito na escola. A tarde começou com educação física e inglês. Às 15h20min, foi ao laboratório para a aula de química. Foi a sua preferida.

“Estudamos os rins”, justificou Gabrielle.

      Às 17h, ela colocou um casaco, abriu o garda-chuva e foi para casa, depois de nove horas de colégio. A mãe, Rosângela Mendes, 33 anos, está satisfeita com a nova rotina:

     “Se ela ficasse em casa, ficaria vendo TV ou fazendo outra coisa que não fosse estudar. Na escola, não é reforço, é aula mesmo.

https://escolasdetempointegral.files.wordpress.com/2014/07/m1.jpg

 



A escola pública e integral como solução

10:34 PM, 9/8/2014 .. 0 comentários .. Link

     Para ser eficiente, dizia Anísio, a escola pública para todos deve ser de tempo integral para professores e alunos, como a Escola Parque por ele fundada em 1950 em Salvador, que mais tarde inspiraria os Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) do Rio de Janeiro e as demais propostas de escolas de tempo integral que se sucederam. Cuidando desde a higiene e saúde da criança até sua preparação para a cidadania, essa escola é apontada como solução para a educação primária no livro Educação Não É Privilégio. Além de integral, pública, laica e obrigatória, ela deveria ser também municipalizada, para atender aos interesses de cada comunidade. O ensino público deveria ser articulado numa rede até a universidade. Anísio propôs ainda a criação de fundos financeiros para a educação, mas, mesmo com o atual Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), os recursos são insuficientes para sustentar esse modelo de escola.

 

http://revistaescola.abril.com.br/formacao/anisio-teixeira-428158.shtml?page=2

 

 

 



Educação no Brasil

10:13 PM, 9/8/2014 .. 1 comentários .. Link

 



Atividades artísticas relacionadas ao meio ambiente

09:52 PM, 9/8/2014 .. 0 comentários .. Link

Oficina 1: Pintura em tecido retratando a visão que os alunos têm do meio ambiente, pensando no antigo e no atual. Nesta atividade além de desenvolverem a pintura irão refletir sobre a situação atual do nosso habitat e o que pode ser feito para amenizarmos a degradação ambiental.

Oficina 2: Pintura em tela sobre a arte africana, sendo que uma das retratações desse tipo de arte é a natureza.

Objetivos:

·         praticar a pintura conhecendo assim várias técnicas de pintura;

·         refletir sobre a degradação ambiental;

      ·         conhecer a arte africana que posteriormente passou a ser chamada de afro-brasileira.



O ensino de arte em escolas de tempo integral

09:34 PM, 9/8/2014 .. 0 comentários .. Link

       ARTE nem sempre foi considerada uma disciplina obrigatória nas escolas. Em seu artigo Susana Célia Leandro Scramim fala como se desenvolveu o ensino de Arte na educação brasileira. Ela cita em seu artigo “Arte e Educação”, que a proposta oficialmente conhecida como Proposta Triangular do Ensino de Arte, antepunha-se ao trabalho que vinha então sendo desenvolvido nas escolas, fundamentado nas orientações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de nº 5.692 de 1971, cujo objetivo era o de apenas desenvolver a autoexpressão artística das crianças e dos adolescentes.

Hoje temos vários questionamentos sobre a didática relacionada a essa disciplina, principalmente em escolas de tempo integral, pois nelas acontecem várias oficinas direcionadas ao ensino de Arte.

Além da didática temos também outra questão a ser analisada, que é a formação dos profissionais de Arte, pois muitos professores dessa disciplina não têm formação na área. De certa forma há até mesmo uma “banalização” quanto ao ensino de Arte, como se fosse algo de menos importância.  Veja o que Susana cita em seu artigo a respeito:

A Lei Federal que tornou obrigatório do ensino de artes nas es- colas, entretanto, não pôde assimilar, como professores de arte, os artistas que tinham sido preparados pelas Escolinhas, porque para lecionar a partir da 5ª série exigia-se o grau universitário que a maioria deles não tinha. (BARBO- SA, 1989, p. 170)

                Apesar de tantos problemas que se arrastam desde muito tempo temos que pensar no ensino de Arte como fundamental para o desenvolvimento de nossos alunos, pois é através dela que conseguem se expressar de várias maneiras, ajudando até mesmo a formar a personalidade do individuo. Movimentos artísticos no contraturno é uma forma de chamar os alunos para o ambiente escolar, fazer com que gostem da escola e desenvolver aptidões antes não trabalhadas.

 

 



Educação Integral e Integrada

08:44 PM, 9/8/2014 .. 1 comentários .. Link

Este tem por objetivo gerar reflexões sobre a EDUCAÇÃO INTEGRAL, considerando principalmente o ensino em Goiás. Dentre os assuntos a serem abordados está o ensino de Arte nas escolas, principalmente nas instituições de Educação Integral, onde se tem oficionas direcionadas a essa disciplina. 

Autora: Tatiane Paula Silva dos Santos.



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