Educador do 1º ao 5º ano

AULA FORA DE PORTUGUÊS

12:10 AM, 8/6/2012 .. 0 comentários .. Link

As letras e o corpo
Planejamento para disciplina de Língua Portuguesa– 1º Ano do Ensino Fundamental I.

Disciplina: Português
Conteúdo: Alfabeto
Tema: As letras e o corpo

Objetivo: 
Reconhecer as letras do alfabeto.

Material:
Giz, cordas ou barbante, caixa de sapato e areia.

Conhecimento Prévio:
Conhecimento das letras do alfabeto

Atividade Motivacional: 
Trabalhe com os códigos cursivos em sala de aula antes de iniciar a atividade proposta fora da sala de aula.

Encaminhamento Metodológico: Essa atividade pode ser feita em etapas.
Para que os alunos possam internalizar correta e prazerosamente os movimentos da letra cursiva, é interessante que os experimentem em movimentos grandes, para então chegarem a representá-los nos cadernos.

 Inicie a atividade fazendo-os utilizar todo o corpo. Leve seus alunos para uma área externa à sala de aula.
Após ter apresentado em sala de aula os códigos cursivos do alfabeto, represente com giz no chão e em tamanho grande, um a um em ordem alfabética.
Solicite aos alunos que caminhem sobre cada letra, observando o percurso correto.
Seria interessante uma foto que representasse a situação solicitada, caso contrário, ilustrar...
Assim que todos os alunos caminharem sobre as letras representadas no chão, divida a turma em grupos de 4 alunos e entregue-lhes uma corda. 
Defina que letra cursiva os alunos de cada grupo deverão representar (no chão) utilizando o material entregue.
Em seguida, peça aos alunos que caminhem sobre as letras representadas com corda (se for utilizado barbante, é interessante que estejam descalços), sempre fazendo o percurso adequado (movimento correto da escrita da letra).
Agora, sente os alunos ao chão e distribua as caixas de sapato com areia para cada um.
Nessa etapa cada aluno deverá representar as letras cursivas, fazendo o movimento com os dedos na areia.
Observe se os alunos seguem o movimento correto.
Solicite aos alunos que repitam o procedimento com cada letra do alfabeto, apagando na areia a letra grafada anteriormente para escrever a próxima que está sendo colocada no quadro de giz.

Avaliação:
A atividade proposta acima é um momento de avaliação. Verificar o desenvolvimento do aluno em um espaço fora da sala de aula permite-nos visualizar melhor sua compreensão sobre o tema abordado.

 




{ Última Página } { Página 2 de 21 } { Próxima Página }

Sobre Mim

Home
Perfil
Arquivos
Amigos
Álbum de Fotos

Links


Categorias


Últimos Posts

EDUCADOR CONCIENTE...
AULA FORA DE PORTUGUÊS
Veja a entrevista e a dica de atividades da escritora do livro Educação Infantil
PLANO DE AULA 3° ANO MATEMATICA
PLANO DE AULA 3° ANO CIÊNCIAS

Amigos