CURSO DE EMPILHADEIRA

{ 01:25 PM, 25/9/2012 } { 0 comentários } { Link }

Confira as fotos do curso de empilhadeira.

 

 

As fotos completas deste e de outros cursos você pode conferir no site da empresa e também nas redes sociais.

www.R2TREINAMENTOS.COM.BR



LEI X QUALIDADE DE VIDA

{ 01:22 PM, 25/9/2012 } { 0 comentários } { Link }

 

Como o próprio tema diz, vamos tratar nesta edição sobre uma nova lei que tem como escopo a qualidade de vida de motoristas profissionais. Publicada em 30 de abril de 2012, a Lei 12.619, que regulamenta a jornada de trabalho e o tempo de direção dos motoristas profissionais, determina que os profissionais tenham uma jornada diária de 8 horas (admitindo-se duas horas extras no máximo) e 11 horas de descanso a cada 24 horas, uma hora por dia de parada para refeição e repouso de 30 minutos a cada quatro horas rodadas, além de 36 horas de descanso semanal remunerado.

A qualidade de vida é uma preocupação importante que vem crescendo dentro das empresas, e a resposta para tal preocupação está nos estudos realizados, chegando à conclusão de que quando ela existe o colaborador é mais atento e feliz em suas tarefas. Quando essa qualidade de vida, ou mesmo de trabalho, não existe, os transtornos entre os colaboradores de uma empresa começam a ficar visíveis. Como estamos abordando sobre motoristas profissionais, podemos concluir que o maior sofrimento está na falta de infraestrutura e jornada dupla, já que os mesmos precisam cumprir prazos previamente estabelecidos. Indubitavelmente, surgirão problemas de saúde, tais como: dores nos ombros, braços, pernas e coluna, diminuição da sensibilidade auditiva, tensão, estresse, e outros.

Um estudo apresentado na Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (São Paulo), retratada de forma concisa o que a falta de qualidade no trabalho pode acarretar para motoristas profissionais:

“Prevalência de hipertensão arterial entre motoristas de ônibus em Santa Maria, Rio Grande do Sul 2008

 [...] A hipertensão arterial sistêmica (HAS) destaca-se como um dos principais problemas de saúde pública no Brasil, especialmente nas regiões Sul e Sudeste do país, incidindo em 22,3% a 43,9% da população adulta (DÓREA; LOTUFO, 2004; GUS et al., 2004). Além de altamente prevalente, é importante fator de risco para doença coronariana, uma das principais causas de morte em adultos em idade produtiva (PICCINI, 1993) [...]”

Conclui-se, que com a nova previsão legal somando a fiscalização dos órgãos competentes, o número de doenças, acidentes e afastamentos entre motoristas profissionais poderão ser atenuadas, certo de que, com um período maior e melhor de descanso, o motorista estará apto a exercer sua profissão sem colocar a sua vida ou a de outrem em perigo.

Roberth Reytmann

 

 



TREINANDO A SAÚDE

{ 02:17 PM, 13/8/2012 } { 0 comentários } { Link }

 

Olá caro leitor, é muito bom estar de volta nesta edição para falar um pouco mais sobre cursos e treinamentos. Desta vez direcionados para área da saúde dentro das empresas.

Dentro das exigências do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) através das Normas Regulamentadoras as NR’s estão NR-7 que trata sobre o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e a NR-9 que direciona o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) o objetivo dessas NR’s é estabelecer metodologias de ação para preservação da saúde e integridade dos trabalhadores frente aos riscos dos ambientes de trabalho e determinam que as empresas realizem qualificações e reciclagens.

Na área da saúde os treinamentos que tem grande importância são PSB (Primeiros Socorros Básico) e PSA (Primeiros Socorros Avançados). Esses treinamentos abordam os seguintes conteúdos:

 

·        Suporte Básico de Vida (RCP E DEA),

·        Atendendo a uma emergência,

·        Avaliação da vítima,

·        Posição de recuperação,

·        Engasgamento (vítima consciente),

·        Ataque cardíaco e dor torácica,

·        Prevenção contra transmissão de doenças,

·        Sangramentos e ferimentos,

·        Estado de choque,

·        Queimaduras,

·        Lesões graves,

·        Lesões nos ossos, articulações e músculos,

·        Males súbitos,

·        Envenenamentos e intoxicações,

·        Emergências relacionadas ao frio e calor,

·        Transporte e remoção de vítimas.

 

A carga horária para cada um desses treinamentos é especifica sendo de 08 horas/aula para PSB e 24 horas/aula para PSA. Qualquer pessoa pode fazer um treinamento, pois o socorro pode ser necessário até mesmo dentro de casa e nas empresas quando ocorrer um possível acidente o colaborador capacitado pode auxiliar os feridos com o APH (Atendimento Pré Hospitalar), pois quando o conhecimento sobre o assunto existe o socorro imediato pode salvar uma vida.

 

Roberth Reytmann

R2 Treinamentos - Treinando Vidas, Adequando Empresas.

 



CURSO DE ESCAVADEIRA HIDRÁULICA

{ 01:52 PM, 2/8/2012 } { 0 comentários } { Link }

Nos dias 22, 23 e 24 de junho de 2012 aconteceu o curso de Operador de Escavadeira Hidráulica na cidade de Governador Valadares. Onde nos 3 dias os alunos vivenciaram teória e prática no equipamento.

O curso teve inicio na sexta-feira dia 22 às 18h e transcorreu até às 22h. No sábado iniciamos as atividades às 08h e concluimos a parte teórica às 12h. Na parte da tarde iniciamos a prática com informações sobre manutenção preventiva e comandos do equipamento.

Abaixo segue fotos do curso.

 

INFORMAÇÕES DE COMANDO NO EQUIPAMENTO

INFORMAÇÕES DE COMANDO NO EQUIPAMENTO

INFORMAÇÕES DE COMANDO NO EQUIPAMENTO

INFORMAÇÕES DE COMANDO NO EQUIPAMENTO

INFORMAÇÕES DE COMANDO NO EQUIPAMENTO

MOVIMENTAÇÃO COM O EQUIPAMENTO

MOVIMENTAÇÃO COM O EQUIPAMENTO

TRABALHO NOTURNO COM O EQUIPAMENTO

MOVIMENTAÇÃO COM O EQUIPAMENTO

MOVIMENTAÇÃO COM O EQUIPAMENTO

Se você quer ser um bom profissional,  qualifique-se para este mercado fazendo um curso da R2 Treinamentos.

R2 Treinamentos - Treinando Vidas, Adequando Empresas.



CURSO DE PÁ CARREGADEIRA EM TEÓFILO OTONI

{ 02:57 PM, 5/6/2012 } { 0 comentários } { Link }

 O ramo de máquinas pesadas tem crescido muito em nossa região. Pensando na qualidade dos serviços prestados várias empresas vêm procurando treinamento seus colaboradores como aconteceu nos dias 24 e 25 de junho na cidade de Teófilo Otoni.

O curso de Operador de Pá Carregadeira foi ministrado para os colaboradores da empresa onde foram instruidos sobre cuidados com o equipamento, com trânsito de pessoas e com a segurança no trabalho.

Confira as fotos do curso:

 

Para maiores informações acesse no site ou entre em contato por telefone.



CURSO DE EMPILHADEIRA MINISTRADO EM RESPLENDOR

{ 02:40 PM, 5/6/2012 } { 0 comentários } { Link }

Olá caros amigos e leitores do nosso blog. Após um bom tempo sem passar por aqui estamos de volta. Com várias novidades para cursos de capacitação e qualificação para o mercado de trabalho. Informamos que o curso de Operador de Escavadeira Hidraúlica acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de junho.

           Agora vamos falar um pouco do curso de Empilhadeira que foi ministrado na cidade de Resplendor e formou mais uma turma de profissionais para esse mercado de trabalho tão exigente. O curso aconteceu nos dias 02 e 03 de março onde foram passadas informações técnicas e a práticas sobre o equipamento nas dependências de uma empresa na região.

Segue fotos do curso de Operador de Empilhadeira:

 

Para maiores informações acessem o site da empresa.

 



CURSO DE RETRO ESCAVADEIRA DIAS 31 DE MARÇO E 01 DE ABRIL

{ 02:05 PM, 3/4/2012 } { 0 comentários } { Link }

 FOTOS DO ÚLTIMO CURSO MINISTRADO PELA R2 TREINAMENTOS.

 

PARA MAIORES INFORMAÇÕES ACESSE NO SITE OU ENTRE COM CONTATO POR TELEFONE.



UM OLHO NA CONSTRUÇÃO E OUTRO NA NORMA

{ 10:55 AM, 29/2/2012 } { 0 comentários } { Link }

Hoje por onde se olha percebi-se a quantidade enorme de construções ao nosso redor. Seja de uma simples casa ou mesmo de um grande empreendimento. Várias dessas construções vêm devido a  demanda da Copa 2014 e  as Olimpíadas em 2016, além de vários projetos do Governo Federal na área de habitação.

Em nossa cidade temos grandes projetos, tais como : Viaduto no Sir, Passagem de nível no Santa Rita e  a Vila Olímpica no Fraternidade. Com esses grandes projetos surgem várias vagas de trabalho para todos os tipos de funções. Resta saber se você está devidamente capacitado e dentro das exigências não apenas das empresas, mas das normas do MTE.

A norma que regulamenta o trabalho na construção civil é a NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃOque foi instituída pela portaria nº 3.214 e passou por muitas alterações como a última pela portaria nº 296, de 16 de dezembro de 2011. Segue um dos itens importantes que direciona o profissional a capacitação: 

18.14.2 Todos os equipamentos de movimentação e transporte de materiais e pessoas só devem ser operados por trabalhador qualificado, o qual terá sua função anotada em carteira de trabalho.

18.14.2.1 Os operadores devem ter ensino fundamental completo e devem receber qualificação e treinamento específico no equipamento, com carga horária mínima de dezesseis horas e atualização anual com carga horária mínima de quatro horas.

18.14.9 Todas as manobras de movimentação devem ser executadas por trabalhador qualificado e por meio de dispositivos eficientes de comunicação e, na impossibilidade ou necessidade, por meio de códigos de sinais.

As empresas procuram profissionais que estejam qualificados para o ramo que irão atuar. Em contrapartida se esbarram na dificuldade de encontrarem esse profissional, porque quando falamos em qualificação, alguns pensam em curso técnico e até mesmo em graduação, porém  estou falando de cursos mais simples como para operador de maquinas elétricas, tais como: Furadeira, Serra Clipper e várias outras.   

Portanto, procure sempre se qualificar para este mercado promissor que a cada dia mais exige daqueles que querem crescer e permanecer nele.

Grande abraço e até a próxima edição!

ROBERTH REYTMANN

DIRETOR DA R2 TREINAMENTOS

 



NR 12 - SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

{ 01:39 PM, 4/1/2012 } { 0 comentários } { Link }

     Boa tarde caro amigo e leitor, todo conhecimento que um ser humano pode deter vem do seu esforço para com seus estudos e muitas qualificações. Qualquer um pode muito bem obter conhecimento nos dias atuais através de vários meios como: internet, livros e vários outros e para chegar a um determinado nível são necessários vários anos de dedicação.

         Na pós-modernidade as empresa querem colaboradores que sempre estão um passo a frente do necessário, pois a tecnologia e até mesmo os trabalhos manuais estão a cada dia sendo alterados. Com isso existem várias mudanças que são feitas pelo Governo, Ministérios e os demais orgãos que fiscalizam suas áreas. 

         Venho chamar atenção para uma nova Portaria STI nº 197, de 17 de dezembro de 2010 do Ministério do Trabalho e Emprego que entrou em vigor em 24 de dezembro de 2010 e que várias empresas ainda não conhecem. Essa Portaria trouxe algumas alterações na NR 12 - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos - tais como: Projetos, Procedimentos de Trabalho, Manuais e o mais importante a Capacitação.

     A partir do item 12.135 que traz várias explicações de como devem acontecer os treinamentos e capacitações de colaboradores e outros. O ponto mais importante que trouxe essa Portaria e que algumas empresas ainda desconhecem é a respeito do instrutor. Que necessita ser capacitado como instrutor para a máquina ou equipamento no qual for ministrar qualquer capacitação de operador como por exemplo um Curso de Operador de Empilhadeira. O instrutor deve ter certificado comprovando sua qualificação como instrutor para tal equipamento lembrando ainda da exigência de que o mesmo instrutor tenha registro em orgão de classe. Conversando com um amigo que é fiscal do MTE - O instrutor deve possuir registro sim no orgão de classe de sua região - palavras do fiscal.


Segue abaixo um trexo da NR 12 já com as alterações da Portaria nº 197.

12.141. Considera-se profissional legalmente habilitado para a supervisão da capacitação aquele que comprovar conclusão de curso específico na área de atuação, compatível com o curso a ser ministrado, com registro no competente conselho de classe.

12.142. A capacitação só terá validade para o empregador que a realizou e nas condições estabelecidas pelo profissional legalmente habilitado responsável pela supervisão da capacitação.

12.142.1. Fica dispensada a exigência do item 12.142 para os operadores de injetoras com curso de capacitação. Por isso sempre que for realizar uma qualificação procure profissionais qualificados e que tenham experiência comprovada através de certificado de instrutor para o equipamento e também o registro junto ao orgão de classe.

 

Para maiores informações acessem o site da empresa.

 

Autor Roberth Reytmann

Técnico em Segurança do Trabalho

 

 



MAIS UM CURSO DE RETRO ESCAVADEIRA

{ 09:09 AM, 30/9/2011 } { 0 comentários } { Link }

     Olá caros amigos e leitores do nosso blog. Após um bom tempo sem passar por aqui estamos de volta. Com várias novidades para cursos de capacitação e qualificação para o mercado de trabalho. Informamos que já estamos com dois novos cursos NR10 e PC004 e PC005.

           Agora vamos falar um pouco do curso de Retro Escavadeira que formou mais uma turma de profissionais para esse mercado de trabalho tão exigente. O curso aconteceu nos dias 17 e 18 de setembro onde foram passadas informações técnicas sobre o equipamento no dia 17 e a prática no dia 18 no bairro Elvamar nas dependências de uma empresa que é nossa parceira.

Segue fotos do curso de Operador de Retro Escavadeira:

         Para você que gostou do curso e tem interesse em se qualificar acesse nosso site e fique de olho nas próximas datas do curso. E cuidado existem empresas que não estão cumprindo as determinações do Ministério do Trabalho e realizando cursos que não atendem as exigências do orgão!

Aguardem, em breve promoções em nosso site!



GUINDAUTO - CAMINHÃO MUNCK

{ 10:40 AM, 1/4/2011 } { 0 comentários } { Link }
Salve, salve caros leitores!
     Depois de nos informarmos sobre o mercado para máquinas pesadas e conhecermos um pouco sobre a empilhadeira, falaremos nesta edição sobre o guindauto conhecido popularmente como caminhão munck. O nome dado a este equipamento vem justamente de seu inventor Tore Albert Munck, que na época trouxe projetos de seu país de origem para melhores aperfeiçoamentos.
 
     Grande parte dos equipamentos utilizados na construção civil é para içamento de cargas. O guindauto conhecido popularmente como caminhão munck é peça integrante desses equipamentos. Responsável pela movimentação de máquinas industriais e remoção de equipamentos pesados utilizados em grandes fábricas e indústrias de grande porte.
 
     O guindauto é composto basicamente por parte mecânica e hidráulica. Na parte mecânica temos componentes como: quadro de fixação, sistema de giro, coluna giratória, braço e lanças articuladas. A parte hidráulica é responsável pela utilização de todo o sistema de içamento deste equipamento, levando em consideração a sua capacidade de carga. Sua estrutura é acoplada a um caminhão que conseqüentemente tem todo o seu chassi modificado para receber e suportar o mesmo. Esse caminhão é utilizado para carregar, descarregar e transportar cargas.
 
OS OPERADORES DESSES EQUIPAMENTOS DEVEM SER CAPACITADOS PARA OPERÁ-LOS, DEVENDO SER ORIENTADOS SOMENTE PELO ENCARREGADO OU RESPONSÁVEL PELO SERVIÇO DAS MANOBRAS A SEREM EXECUTADAS, TOMANDO CUIDADO PARA QUE A LANÇA NÃO SE APROXIME DEMASIADAMENTE DE OUTRAS ESTRUTURAS.
 
 
     Os motoristas e operadores de caminhões munck devem estar atentos a novos cursos de capacitação para condução da máquina. Já que com os novos modelos e transportes diferenciados há uma enorme exigência quanto a segurança e novos conceitos de manipulação técnica. Lembrando sempre das normas do MTb (Ministério do Trabalho) que regulamenta tanto a questão dos cursos quanto da questão segurança.
Primordial para operação de equipamentos como o guindauto é a segurança que deve estar sempre em primeiro lugar.
 
     Os operadores devem utilizar os EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) específicos para está função, tais como: capacete de segurança, óculos de proteção, calçado de segurança e luvas, pois este conjunto tem como finalidade proteger somente o usuário. Seu uso é individual e intransferível.
É importante observar que os cursos podem ser feitos em nossa cidade, com entrega de certificado e participação por horas desenvolvidas. E assim com a busca por novos mercados de trabalho, os motoristas se qualificam no manejo dos muncks de forma prática e segura.

Tenha mais informações em nosso site.


Autor Roberth Reytmann
Técnico em Segurança do Trabalho


CURSO DE RETROESCAVADEIRA

{ 10:18 AM, 31/1/2011 } { 0 comentários } { Link }

MAIS UMA TURMA FORMADA E PREPARA PARA O MERCADO DE TRABALHO.


 





SEJA VOCÊ TAMBÉM UM PROFISSIONAL QUALIFICADO PARA O MERCADO DE TRABALHO. QUALIFIQUE-SE NA R2 TREINAMENTOS.

TELEFONE:(33) 4141-1914



ELEVANDO SEU POTENCIAL

{ 10:15 AM, 31/1/2011 } { 0 comentários } { Link }
Olá amigo leitor, bom estar novamente falando a você, pois como havíamos combinado na edição anterior estaremos falando um pouco sobre cada equipamento pesado utilizado para melhorias de trabalho e logística de várias empresas, tais como: Empilhadeira, Pá Carregadeira, Ponte Rolante, Retro Escavadeira, Guindauto e vários outros.
Começaremos falando sobre empilhadeira. A empilhadeira faz parte do quadro de máquinas utilizadas nas empresas e indústrias desde os anos 20 onde foi desenvolvida a primeira empilhadeira motorizada, apesar de primitivas elas revolucionaram o manuseio de materiais. Com o decorrer dos anos as empilhadeiras evoluíram até apresentarem sofisticados sistemas hidráulicos e também vários itens de segurança como: teto de proteção, barra de proteção, instruções para manuseio e outros.
A empilhadeira apesar de um equipamento considerado por muitos, robusto tem um principio básico que é considerado ainda hoje. As rodas de direcionais na traseira, rodas de propulsão na dianteira e um contrapeso instalado na retaguarda do veículo. Os veículos automotores podem ser classificados em função da fonte de energia como: manual, diesel – empilhadeira que mais polui o meio ambiente, gasolina – apresenta menor poluição que a anterior, gás – polui menos que as duas anteriores, por ser mais prefeita a queima do combustível e elétrica - não apresenta poluição por não haver combustão. Por essa razão é mais usada nas empresas alimentícias, farmacêuticas e em espaços confinados.
Para utilização desse equipamento são levadas em consideração algumas informações do local de trabalho. Questões como: piso, altura, iluminação e também ventilação do ambiente.
Para você que deseja ser um operador de empilhadeira deve saber o que é exigido para obter tal qualificação, programa obrigatório para atender a NR-11 do Ministério do Trabalho.Existem cursos quem visam proporcionar conhecimentos e habilidades na operação de empilhadeira. São destinados aos operadores de empilhadeira não qualificados e demais interessados. Os pré-requisitos são:
·         6ª série do Ensino Fundamental
·         18 anos de idade
·         Habilitação na Categoria B
O curso tem a duração de 20 horas. 
Então não perca mais tempo e comece a acrescentar qualificações em seu currículo, pois quanto mais conhecimento obtiver maiores serão as chances de ascensão deste mercado em nosso país.
 
Acesse nosso site e conheça mais.
Autor Roberth Reytmann
Técnico em Segurança do Trabalho


CURSO DE EMPILHADEIRA

{ 11:25 AM, 4/1/2011 } { 0 comentários } { Link }

CURSO MINISTRADO EM DEZEMBRO DE 2010. MAIS UM TURMA FORMADA E PREPARADA PARA O MERCADO DE TRABALHO.

 

 

 

 

SEJA VOCÊ MAIS UM PROFISSIONAL PREPARADO PARA O MERCADO DE TRABALHO!



ESQUECEMOS DESTE MERCADO

{ 09:41 AM, 20/12/2010 } { Postado em MÁQUINAS PESADAS } { 0 comentários } { Link }

“Assim o Brasil, apesar de seu enorme potencial, ainda não se situa entre os principais países com desenvolvimento no setor de máquinas pesadas”.

 

 

 

 

ESQUECEMOS DESTE MERCADO

 

Com o crescimento da economia mundial, as indústrias brasileiras vêm investindo alto na modernização de seus equipamentos, mas falta profissional qualificado no mercado de trabalho para operá-los.

 

Convido você caro leitor a acompanhar a partir desta edição diversas informações sobre esse grande mercado de trabalho.

 

Desde a revolução industrial ouvimos falar que as máquinas estão tomando conta do mercado. E não estamos enganados, pois cada dia mais a evolução tem trago máquinas modernas e robustas para o mercado, mas falta mão-de-obra qualificada para operação das mesmas.

 

Com um cliente tão exigente em relação a custo beneficio e eficiência as empresas procuram cada dia mais investimento na produção. Com isso o mercado tem expandido, trazendo novos horizontes e perspectivas para operadores de máquinas como: pá carregadeira, retro escavadeira, empilhadeira, caminhão munck e vários outros.

 

Isso quer dizer que existe muito emprego neste setor? Sim, é isso mesmo, mas em contra partida o que temos é um déficit de 27% na mão-de-obra qualificada segundo dados da Confederação Nacional da Indústria(CNI). Mostrando um brasileiro que ainda não aprendeu a se qualificar.

 

Com isso portos, empreiteiras e empresas da construção civil tem perdido tempo e dinheiro, pois uma exigência do Ministério do Trabalho e Emprego (MTB) é que todo operador tenha capacitação e certificação para que possa trabalhar.

 

         Assim o Brasil, apesar de seu enorme potencial, ainda não se situa entre os principais países com desenvolvimento no setor de máquinas pesadas.

 

 

       "Enfim, você leitor que tem interesse pela área, pode fazer cursos na área, onde existem pessoas qualificadas no mercado para instruir, treinar e qualificar, pessoas que pretendem trabalhar ou até mesmo mudar de profissão. No país tem um carência de mão-de-obra qualificada em varias áreas. Podemos citar aqui um exemplo claro onde em Santa Catarina certa de 26% da frota de veículos pesados fica parada por não ter profissional capacitado para manusear os equipamentos. E então depois dessa dica você vai ficar aí parado!

 

Autor Roberth Reytmann

Técnico em Segurança do Trabalho 



Sobre Mim

Home
Perfil
Arquivos
Amigos
Álbum de Fotos

«  March 2017  »
MonTueWedThuFriSatSun
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031 

Links

Site da R2 Treinamentos
Facebook da R2 Treinamentos
Twitter da R2 Treinamentos

Categorias

DIREÇÃO DEFENSIVA
MÁQUINAS PESADAS

Últimos Posts

CURSO DE EMPILHADEIRA
LEI X QUALIDADE DE VIDA
TREINANDO A SAÚDE
CURSO DE ESCAVADEIRA HIDRÁULICA
CURSO DE PÁ CARREGADEIRA EM TEÓFILO OTONI

Amigos