Projeto Bola Cheia

Histórico do Projeto Bola Cheia

07:09 PM, 6/2/2012 .. 0 comentários .. Link
Um histórico do Projeto Bola Cheia
O Projeto Meia Dúzia Doze:
Por volta de 1996, durante dois anos, no mini-estádio “Benedito Sá Barreto” do Jardim Paulista (Grande Dom Aquino) da cidade de Cuiabá-MT, com Bento de Paula como Presidente da LICB (Liga Independente de Clube de Bairro), o Diretor de ESPORTE da LICB, Antonio de Pádua Finazzi, desenvolveu um projeto de Inclusão Social chamado “Meia Dúzia Doze” (crianças de 6 a 12 anos).
Este projeto tinha atividades somente aos Domingo à tarde, período ocioso do campo e tranqüilo para as crianças participarem, com ou sem a presença dos pais, com ou sem chuteiras, sabendo ou não jogar futebol, sendo masculino ou feminino, pobre ou rico, tendo ou não problemas físicos, mas, obrigatoriamente, aceitando algumas regras mínimas de comportamento e socialização. Entre elas, ser feliz, companheiro e respeitador.  Brincaram no projeto “Meia Dúzia Doze”, na tenra idade da infância e adolescência: João Paulo, Keninha e amigos. Cito “esses rapazes” porque hoje não são exímios atletas, mas pessoas muito queridas por toda a comunidade.
O custo do projeto era baixo, mas mesmo assim, dois patrocinadores, Colégio Isaac Newton e Colégio Master (Prof. Antonio Gomes de Souza) pagavam traves móveis, coletes, lavagem dos coletes e dois professores de Educação Física, Prof. Julio César (Fumanchú) e Prof. Anhaia.
O projeto teve que encerrar as atividades, para dar lugar ao Projeto da Prefeitura (Roberto França) “Bom de Bola Bom de Escola”, o qual oferecia atividades em três dias da semana, além de participações especiais em jogos.
 
O Projeto Bola Cheia:
Passados os anos, toda esta experiência e habilidade adquirida, além da aptidão para projetar e realizar projetos de inclusão social, envolvendo esporte para crianças/adolescente, não podia parar, ainda mais com os elogios recebidos, principalmente por parte do empresário e desportista Helio Medina. A nossa participação na formação de um novo clube " Lions Clube Cuiabá Companheiros da Esperança”, também motivou a retomada de ações nesse sentido.
Helio Medina incentivou e propôs que o projeto “meia dúzia doze” fosse melhorado, incluindo crianças e jovens com idades entre 5 a 15 anos. Desta maneira, o nome do projeto teve que ser mudado e recebeu o nome ”Projeto de Inclusão Social Bola Cheia”. Medina sugeriu que o projeto “Bola Cheia” fosse apresentado à prefeitura de Chapada como proposta para ser realizada.
Após estudos e pesquisas, o projeto foi remodelado e entregue ao Prefeito da cidade de Chapada dos Guimarães- MT, Flávio Daltro. O prefeito propôs que fosse realizada uma Colônia de Férias 2012, nos moldes do projeto Bola Cheia, tendo atividades nas segundas, quartas e sextas, durante os meses de janeiro e fevereiro de 2012. Empresários comerciais da cidade de Chapada dos Guimarães participam, patrocinando parte das despesas de execução da Colônia de Férias Bola Cheia 2012. Foram contratados como instrutores Daniel Silva e Heroney Lima. O Projeto conta com o auxiliar técnico voluntário Odilon.
Atualmente, o prefeito procura parceiros, para que o projeto possa ser realizado durante todo o ano letivo, haja vista a enorme necessidade e aceitação da Comunidade de Chapada dos Guimarães.  Participam do Projeto Colônia de Férias Bola Cheia 2012, na cidade de Chapada dos Guimarães – MT,  em torno de 300 crianças/adolescentes, entre meninos e meninas.
O Projeto não prevê apenas futebol. Sabemos que as crianças possuem vários tipos de inteligências a serem desenvolvidas. Por exemplo, as sete inteligências múltiplas de Gardner. Sendo assim, como projeto de inclusão social, temos que incluir atividades que envolvam o teatro, a dança, a música, o inglês, a matemática, a linguagem e outras inteligências. Estamos pesquisando de como incluí-las e, seu Deus permitir, esta meta será atingida.
Por enquanto, o futebol é o “carro chefe”, mas já temos um projeto de teatro, onde os atores serão os próprios alunos atletas e o tema é “Meio Ambiente- O problema, os responsáveis e a solução”. Estamos aguardando o envolvimento e auxílio de um profissional da área para ajustes finais e execução.
Quando a criança descobre que tem aptidão para certa atividade, sua auto estima cresce, tornando-a mais forte para enfrentar suas dificuldades e desafios. Vale a pena todo o esforço em descobrir seus potenciais de socialização.
Instituímos no projeto o chamado “Passaesporte Escolar”. É um cartão onde a professora do aluno atleta avalia seu comportamento em sala de aula com apenas um “x”, assina e entrega ao aluno. O projeto levará em conta a informação do cartão e procurará tomar medidas para ajudar o aluno atleta a melhorar o seu comportamento em sala de aula. As atividades do Projeto têm que despertar o interesse do aluno em participar. Isto facilita a negociação entre comportamento em sala de aula e participação nas atividades do projeto.
O Custo da Execução pode variar conforme o tipo de atendimento. Pode ser mantido por uma pequena comunidade, a baixo custo, porém em uma versão com atendimento básico e somente uma vez por semana, até uma versão mais requintada e de maior custo, com alimentação, assistência odontológica, transporte, vestuário e outros, mantido por entidades filantrópicas, governamentais ou grandes empresas.  
 
Antonio de Pádua Finazzi                                                                         Cuiabá 6 de fevereiro de 2012
toninhofinazzi@hotmail.com
 
 


Visitas

07:00 AM, 5/2/2012 .. Link
Contador de Visitas


Instrutores Daniel Silva e Heroney Lima - 6:00 da manhã - Saída de Cuiabá para Chapada

06:53 AM, 5/2/2012 .. 0 comentários .. Link

 



Pais e Prefeito - Expectativas do Projeto

06:40 AM, 5/2/2012 .. 0 comentários .. Link

 



Alunos e Prefeito - Expectativas do Projeto

06:39 AM, 5/2/2012 .. 0 comentários .. Link

 



É Hora de Começar o Bola Cheia.

06:34 AM, 5/2/2012 .. 0 comentários .. Link

 



As Traves Móveis. O campo é Dividido em 3 (categorias/idade).

06:30 AM, 5/2/2012 .. 0 comentários .. Link

 



Aguardando a nossa vez.

06:20 AM, 5/2/2012 .. 1 comentários .. Link

 



É hora dos penaltis.

06:15 AM, 5/2/2012 .. 0 comentários .. Link

 



Video - Cobranças de Penaltis

06:00 AM, 5/2/2012 .. 0 comentários .. Link

iniciar HTML:



Inauguração - Instrutor Heroney e Alunos

10:47 AM, 4/2/2012 .. 0 comentários .. Link

 



Inauguração - Entrega das Camisetas

10:45 AM, 4/2/2012 .. 0 comentários .. Link

 



Inauguração: Prefeito, Toninho Finazzi e Alunos

04:07 PM, 3/2/2012 .. 0 comentários .. Link

 



Inauguração do projeto Bola Cheia - Prefeito Flávio Daltro e Alunos Atletas

03:49 PM, 3/2/2012 .. 0 comentários .. Link

 



Primeiros Contatos

03:46 PM, 3/2/2012 .. 0 comentários .. Link

Primeiros Contatos

 



Daniel Silva e Heroney Lima (Instrutores) - Antônio Claret Miguel (assessor municipal)

03:39 PM, 3/2/2012 .. 0 comentários .. Link

Instrutores Daniel Silva e Heroney Lina. Assessor Municipal  Antonio Claret

 



Projeto Bola Cheia Atividades 30/01/2012 Sub 8 com a bola cheia

09:10 AM, 1/2/2012 .. 0 comentários .. Link

 



Projeto Bola Cheia Faixa Indicativa

09:03 AM, 1/2/2012 .. 0 comentários .. Link

Projeto Bola Cheia Faixa Indicativa

 



Projeto Bola Cheia Atividades 30/01/2012 - Sub 15 - Alongamento

09:01 AM, 1/2/2012 .. 0 comentários .. Link

 



Projeto Bola Cheia Atividades 30/01/2012 - Treinamento Sub 10

08:58 AM, 1/2/2012 .. 0 comentários .. Link

 



{ Última Página } { Página 1 de 2 } { Próxima Página }

Sobre Mim

Home
Perfil
Arquivos
Amigos
Álbum de Fotos

Links


Categorias

Inclusão Social

Últimos Posts

Histórico do Projeto Bola Cheia
Visitas
Instrutores Daniel Silva e Heroney Lima - 6:00 da manhã - Saída de Cuiabá para Chapada
Pais e Prefeito - Expectativas do Projeto
Alunos e Prefeito - Expectativas do Projeto

Amigos