borges

Home - Perfil - Arquivos - Amigos

Comparação do ambiente escolar antigo e de hoje em dia

Postado em 12/6/2011 em 03:45 PM - 0 Comentários - Link

                                                  Comparação do ambiente escolar antigo e de hoje em dia

 

                                                                             Comparação

 

  Veríssimo antigamente tinha a fama de Santinho por causa de suas  travessuras  na escola esse apelido é quase gozador  que hoje poderia ser interpretado como o bullying muito praticado nas escolas de hoje e antigamente era só brincadeira de mau gosto  essa expreção  muito parecida com uma usada no Brasil santinho do pau oco que também pode ser interpretada com bullying que é uma coisa feia muito praticada principalmente pelos adolescentes.

  O santinho do pau oco é a expreção usada para as pessoas  que tentava esconder as coisas para não ser levadas pelos portugueses que cobravam imposto no tempo em que o Brasil era dominado por Portugal.

Além disso as brincadeiras de hoje estimulam a violência e antigamente não hoje quase todos  os alunos desrespeitam as professoras(o) até diretores, pais e a todos


Entrevista: História de infância de meu pai

Postado em 8/6/2011 em 08:43 PM - 0 Comentários - Link

                                                   Entrevista: História de infância de meu pai. 

 

                    Quando criança meu pai pegava tamarindo verde para morder e complicar

                  ou melhor, atrapalhar os músicos que tocavam os instrumentos de sopros, que eram to-

                  cados pela banda da cidade no desfile de 7 de setembro em Cachoeira-São Felix.

                     Sempre que acontecia alguma apresentação na cidade eles pegavam es-

                  tas frutas para fazer o que mais gostavam, morder os tamarindos só por puro

                  prazer de fazer o desfile não acontecer até o final, pois quando fazia isso

                  na frente do grupo que tocavam os instrumentos, os músicos começavam

                  a salivar muito e assim não conseguiram mais soprar para tocar no desfile e 

                  devido a estas circunstancias provocadas por meu pai e seus amiginhos de 

                  infâncias.

                   Devido a esse mau  comportamento, meu pai e seus amigos foram levados 

                  por policias da  cidade para delegacia e apresentado ao juizado de menor e 

                  somemte foi liberado com  a presença dos seus pais que foram chamados 

                  para comparecer e esclarecer o ocorrido.

                    Tudo isso que meu pai fez foi porque meus avós não deixavam que ele parti-

                  cipasse do desfile, sendo que ele via seus coleginhas participando e ele não 

                  muito contente agia assim com o grupo de amigos para chamar atenção de

                  seus pais.

 

 

 


Postado em 13/5/2011 em 11:21 AM - 0 Comentários - Link

                                                          Entendimento do leitor  sobre a obra.

 

Nesta obra de Luis Fernando Veríssimo,é possível perceber a capacidade e sabedoria de um ser humano sensível e capaz de vislumbrar o emocional de cada leitor que teve a oportunidade de ler este conto de en cantos. 
A tênue sensibilidade de abstrair filmes de seus feitos em obras que delas se tornaram bem semelhantes a crônicas em si.


Postado em 13/5/2011 em 10:25 AM - 0 Comentários - Link

 Nesta obra de Luis Fernando Veríssimo,é possível perceber a capacidade e sabedoria de um ser humano sensível e capaz de vislumbrar o emocional de cada leitor que teve a oportunidade de ler este conto de en cantos. 

A tênue sensibilidade de abstrair filmes de seus feitos em obras que delas se tornaram bem semelhantes a crônicas em si.


Luis Fernando Verissimo resgata para o leitor episódios e personagens que fazem parte de uma época que todos guardam, com saudade, para sempre num cantinho da memória.

Postado em 13/5/2011 em 10:25 AM - 0 Comentários - Link

 Todo livro tem como objetivo a itelectualidade de aflingir o conhecimento e expressões individuaisou coletivas do leitor.

Mas,no caso aqui como estamos tratando de uma obra que atende também um público mais abrangente,O SANTINHO é que não pode jamais ficar fora do ambiente escolar,é um conjunto de contos e encantos que trará bons proveitos para os alunos que tiver o interece de ler e interpretar cada passagem que nele é relatada ou contada.

As deliciosas travessuras do tempo de escola resgatadas pelo o humor de Luis Fernando Verissimo

Ele faz parte da nossa família de escritores preferidos. Porque  Luis Fernando Verissimo não escreve apenas para adultos. Neste livro, o gaúcho se revela um mestre também para jovens e crianças.

Em O SANTINHO, Verissimo reúne contos que falam da infância e do ambiente escolar, traçando um panorama carinhoso da escola brasileira. Com muito talento e bom humor, o escritor ao mesmo tempo faz rir e emociona, ao contar histórias de alunos e professores, pais e filhos, santinhos... e pestinhas também.

No conto que dá título ao livro, "Santinho", o autor narra a história bem humorada de um garoto que aparentemente servia de exemplo para toda a classe, mas que, para ele, ser bem-comportado em aula não era uma decisão sua nem era nada de que se orgulhasse. Era só seu temperamento. Na verdade, era um vagabundo, não aprendia nada, vivia distraído. Mas comportamento, 10. Dona Ilka, a professora, que vivia no seu pé, olhando-o sempre de esguelha, certa de que ele não passava de um santinho do pau oco... Já em "Conversa" nos deliciamos com as artimanhas que os estudantes usavam, junto aos porteiros, para entrar como penetra nos bailes noturnos do clube da cidade, proibidos para menores de idade.

 

Luis Fernando Verissimo resgata para o leitor episódios e personagens que fazem parte de uma época que todos guardam, com saudade, para sempre num cantinho da memória.    


Esta obra tem um perfil infanto-juvenil,mas é muito útil também para toda família,pois trata de uma linguagem diferenciada com erros de algumas palavras,mas que ao mesmo tempo comovedora emocionante para o público leitor. Um lindo trabalho de Luis F

Postado em 13/5/2011 em 09:56 AM - 1 Comentários - Link

                                         O SANTINHO: Resumo 2º

Esta obra tem um perfil infanto-juvenil,mas é muito útil também para toda família,pois trata de uma linguagem diferenciada com erros de algumas palavras,mas que ao mesmo tempo comovedora emocionante para o público leitor.

Um lindo trabalho de Luis Fernando Veríssimo que faz parte da coleção de muitas pessoas que tem o hábito da leitura e isso nos faz refletir muito sobre a literatura brasileira,por que hoje os jovens estão mais dispersos com a leitura,o que deixa muito a desejar diante da sociedade em convivemos atualmente.

Sendo assim,quando li este livro passei a observar que ele traduz as brincadeiras entre professores e alunos,pais e filhos,no ambiente familiar ou até mesmo entre amigos de um modo geral.

 


O SANTINHO: Resumo

Postado em 12/5/2011 em 08:13 PM - 1 Comentários - Link


O SANTINHO: Resumo

Postado em 12/5/2011 em 08:13 PM - 1 Comentários - Link

                                                                                 O SANTINHO: Resumo

 

 

          No entender de quem leu este livro,é possível perceber e visualisar,que se trata de uma obra  voltada mais para o público infanto-juvenil.No entanto,é também um livro que satisfaz o interesse de qualquer pessoa que faça a leitura do mesmo.Pois, quem ler por fim tem um pensamento muito crítico de um leitor observador sobre um trabalho muito bem realizado e elaborado,que se trata de uma história engraçada e encantadora. Muito divertida...! Ficamos a imaginar a capacidade de uma pessoa ter a sabedoria de criar uma obra com um único objetivo,distrair a mente e o humor de todos que tem o hábito da leitura.Temos o previlégio de termos a nosso alcanse um autor divertido e comovedor ao mesmo tempo, como é o caso de Luis Fernando Veríssimo,que apartir de seus feitos criou vários contos e encantos, que se tornaram filmes do cinema mudo, como de Charlin Chaplin por exemplo.

              Este livro traduz a história em contos que, as vezes se aproxima de crônicas narradas,por que esse termo "Santinho"era muito usado por professores e alunos,pais e filhos e entre amigos para se retratar dos tempos de escolas e principalmente do passado de todos, fazendo-se  recordar dos bons momentos da vida de cada indivíduo. Fazendo entender que cada história faz valer por si mesma desde a a forma narrar seus trabalhos até a linguagem usada qeu é completamente diferente das usadas por outros autores,que é muito cheia de gírias e de mutias palavras erradas,abstratas e engraçadas cheias de contos curtos inteligente de alguém que faz do próprio leitor um verdadeiro preguiçoso. 

             


O SANTINHO

Postado em 12/5/2011 em 06:30 PM - 0 Comentários - Link

                                                                            O SANTINHO

Luis Fernando Verissimo apresenta, neste livro, contos que falam da infância e do ambiente escolar, traçando um panorama carinhoso da escola brasileira. Com muito talento e bom humor, o escritor ao mesmo tempo faz rir e emociona, ao contar histórias de alunos e professores, pais e filhos, santinhos... e pestinhas também.