CMTUR.PI - Campo Maior Turismo na Net Por Nataniel Silva e Lyndel Willans

MOMENTO DE REFLEXÃO POR RAULINO CAMPELLI

{ 5:59, 12/6/2011 } { 0 comentários } { Link }

 

Campo Maior

 

 

 Minha terra tem carnaubais

onde o vento vem soprar

Tem campos imensos em

Que neles o gado vem pastar.

 

Minha terra tem águas

 que os campos vêm cortar

Tem o céu mais azul

que reflete no olhar.

 

Minha terra resplandece

nas lutas do Piauí

É berço de heróis,

que bravamente, lutaram aqui.

 

Minha terra tem o monumento

mais famoso do Piauí

que guarda a história

dos bravos homens que

viveram aqui.

 

Danilo Calvacante



Em homenagem a escritora e acadêmica Rosinha Ribeiro

{ 11:18, 11/21/2011 } { 0 comentários } { Link }

As grandes mudanças que a escritora revela em seus escritos; parte de um desejo, com certeza, para um a reflexão e mobilização social covocando as pessoas para o ato de ler, concretizando ações e criando pequenos projetos fraternalmente unidos para um projeto maior rumo ao progresso[...]

 

VOCÊ SE LEMBRA

Rosa Ribeiro de Carvalho

Campo Maior.Pi

 

Você se lembra de quase todas

as pessoas e coisas, más dificilmente

se lembra de mim

Vamos refletir juntos?

Você vai ao centro da cidade faz compras

E até lembra das coisas masi supérfluas

Depois encontra colega para conversar, chega

em casa liga a televisão assiste diversos

programas e novelas mas não lembra de mim.

Lembra de ligar o computador acessa a internet

e se depara com notícias ruins como: assaltos, violência, assassinatos...

E até entra em pânico no dia-dia.

Acontece que você não se lembra mais de mim,

a maioria das pessoas então

esquecidas de mim, às vezes lembram

quando perdem um ente querido,

quando estãodesperadas, me pedem ajuda e depois me esquecem.

Eu só quero relembrar a você e a todos

que eu estou ao lado de vocês a todos os momentos.

Eu estou sempre querendo entrar no seu lar

más às vezes você abre a porta e fecha seu coração  pra mim.

Eu só quero o seu bem pra que você

convide os outros a prática da paz

e viver a oração, esta é a solução!

Sejam unidos! Ame uns aos outros

o mundo precisa de amor,

não deixem que as drogas e a violência destruam a humanidade.

Eu vim até você para que transmitisse minha mensagem

que o povo precisa ouvir todos os dias, pois eu

nunca irei deixar de amá-lo porque eu sou

o Pai de toda a humanidade, eu sou DEUS!

 

 

POR RAULINO CAMPELLI



CMTUR.PI INFORMA

{ 11:51, 11/14/2011 } { 0 comentários } { Link }

 

 

 

MAIOR FOLIA 2011

 

Confirmado mais uma edição do Maior Folia, que vai acontecer nos dias 18, 19 e 20 de novembro de 2011, terá grandes atrações como Cheiro de Amor, Capilé e Chicana. O bloco Tôa Toa vai acompanhar o trio no percursso às margens do açude grande até o Complexo Valdir Fortes. Trinta camarotes serão montados e vendidos para quem quiser fazer uma festa apenas com os amigos e maior segurança.O evento promove geração de renda e movimenta o turismo na cidade de Campo Maior. O CMTUR.PI vai estar dando total cobertura ao evento. Confira algumas fotos da Cheiro de Amor:

Banda Cheiro de amor promete animar foliões no Maior Folia 2011[...]

 

Pela primeir vez em Campo Maior a Banda Cheiro de Amor é atração nº 1 do evento[...]

 

 

 

POR NATANIEL SILVA

natanieldasilva@hotmail.com

CMTUR.PI

 

 



Exclusivo: Igreja de Santo Antônio em Campo Maior comemora 299 anos

{ 4:06, 11/7/2011 } { 0 comentários } { Link }

 

A Igreja de Santo Antônio, em Campo Maior, inaugurada no dia 12 de novembro do ano de 1712, é a principal referência na formação da comunidade, que teve início com a instalação da Fazenda Bitorocara.

A Igreja de Santo Antônio, em Campo Maior, inaugurada no dia 12 de novembro do ano de 1712, é a principal referência na formação da comunidade, que teve início com a instalação da Fazenda Bitorocara, no ano de 1695, propriedade do Sargento-Mor Bernardo de Carvalho e Aguiar, reconhecido por Lei municipal O FUNDADOR DE CAMPO MAIOR.

A Igreja, construída pelo próprio Bernardo de Carvalho, teve como acompanhante da obra o Padre Tomé de Carvalho, celebrante da PRIMEIRA SANTA MISSA no nosso Templo Sagrado. O santo escolhido por Bernardo de Carvalho, Santo Antônio de Pádua, em homenagem a Portugal, onde nasceu o Fernando de Bulhões, mais tarde e no Convento Frei Antônio.

Todo o crescimento populacional e econômico de Campo Maior, girou em torno da Igreja, tornando-se um dos maiores centros econômicos da Província do Piauí e atualmente do Estado.

A Academia de Campomaiorense de Artes e Letras-ACALE, pediu ao Senhor bispo Dom Eduardo Zielski e ao Mons. Paulo Mateus, Santa Missa em AÇÃO DE GRAÇAS, que será celebrada no próximo dia 11.11.11 – às 19 horas, na Catedral.

A comunidade, as autoridades e todos os católicos, estão convidados, a celebrarem juntos este especial fato histórico de Campo Maior. Os acadêmicos deverão se apresentarem com o MANTO ACADÊMICO, acompanhado dos seus familiares.

 

 

Por Raulino Campelli

 

 

CONTINUAÇÃO:

 

VEJA COMO FOI O EVENTO:

 

Ontem, dia 11.11, foi celebrada a Santa Missa, por ação de graças, em homenagem à nossa Igreja de Santo Antônio, instalada na Freguesia de Santo Antônio do Surubim, no dia 12 de novembro de 1712.

A celebração ontem, da Santa Eucaristia, foi presidida por nosso bispo diocesano Dom Eduardo Zielski, auxiliado por Mons. Paulo Mateus, diretor da Paróquia de Santo Antônio e da nossa Igreja Catedral.

Ao ato solene Eucarístico, fizeram-se presentes todos os padres da Diocese de Campo Maior e dirigentes das diversas paróquias que compõem a nossa Diocese.

A missa, coordenada pela Academia Campomaiorense de Artes e Letras – Acale, teve como comentarista, o acadêmico médico Domingos José de Carvalho, que desenvolveu com sabedoria a tarefa.

Coube ao presidente da Academia de Letras João Alves Filho, o comentário in inicial, que discorreu sobre a ORIGEM DE CAMPO MAOR. Uma peça histórica da maior importância para os nossos registros.

Representantes dos diversos segmentos sociais se fizeram presentes: veneráveis das três Lojas Maçônicas, representantes do Lions Clube de Campo Maior, o Sol Clube de Campo Maior, muitos casais encontristas, professores e alunos e o povo. Confira as fotos abaixo:

 

Comentarista o acadêmico médico Domingos José de Carvalho

Discurso de abertura, com o tema ORIGEM DE CAMPO MAIOR

Preces lidas pelos acadêmicos: Antônio Manuel, Ana Cunha Borges Caminha, Nádia e João Alberto

Foto 1:  foto oficial dos acadêmicos, com Dom Eduardo Zielski no centro, ladeado por João Alves, Domingos José e Rosinha

Foto 2: foto ofiçial dos acadêmicos João Alves, Jesus Andrade e Antônio Manoel Gayoso[...]

O serviço de recepção foi feito pela acadêmica Luciana, ladeada pelo esposo Antônio Luiz. Na ocasião o presidente João Alves e acadêmicos parabenizaram Luciana pelo o seu aniversário dia 13/11{...]

Coral do Terço dos Homens, sob a coordenação do acadêmico Cardozinho

O casal João Alves e Geni, em permanente lua de mell,. Geni recebeu de presente no dia do seu aniversário o Livro: Geni - Uma História Encantadora. João Alves e Geni dividem o tempo entre a família e a Academia de Letras. Ela do Sol Clube, da Maçonaria e esposa do acadêmico preseidente João Aves.

POR RAULINO CAMPELLI REPORTAGEM/FOTOS

EXCLUSIVIDADE CMTUR.PI



CMTUR.PI INFORMA COM EXCLUSIVIDADE:

{ 4:03, 11/7/2011 } { 0 comentários } { Link }

      

Quem me viu no passado lembra. Como voçê me ver hoje? Eu sou a brisa que te faço respirar o ar puro da mãe natureza, sou também o espelho onde todos se olham e tiram dos meus reflexo o brilho da contemplação de nossas vidas, minhas já brotaram a felicidade de muitas crianças, e me fazem lembrar no tempo a sede saciada d muitos de nossas famílias, que tinha como decoração os poços de água azul da cor da maravilhosa vista do morro de Santo Antônio do Surubim. O meu contorno er a traçadopor linhas de cores fortes, representado nas espécies de cada uma das aves, propocionando o colorido junto dos animais, no jardim da coroa Lagoa do Barro. No verão eram separadas nossas águas, mas o inverno trazia nossa bonita amizade, que se contemplava com o exemplo da salsa e flor do campo. Enchia-me de orgulho por nascer dentro d mim a perspectiva  de ver a multiplicação e a procriação de novas vidas.

      Sou filho único e fiquei famoso, nunca foi preciso sair da minh cidade, graças a criação do meu Pai. Sou reconhecidoe m nível estadual e nacional, e quem sabe até internacional, or todas as pessoas que passam por mim, levando saudade, recordações e me apelidando de lago! Isso me fortalece, fico feliz sorrindo junto ao sol, com os seus raios cheios de contrastes, silenciando mais uma tarde calorosa. Logo depois a lua com sua penumbra, querendo clarear meu corpo inteiro, ela que é minha amiga e faz parte do emu eu. Temos as mesmas qualidades por sermos obra do Senhor. Sinto-me bem, conversa vai, conversa vem, falando até que ela se esconda, adormeço mais uma noite acalentado pelo o ronco dos motores de transportes, e o chiado dos pneus. O barulho nunca se acaba, já me acostumei com ele além de outras tantas atrocidades. Tenho quer continuar vivendo, nisso lá vem o novo dia, acordo praticando meus exercícios físicos através ds minhs ondas, que se deslocam rumo a ribanceira que protege minha largura e extensão, ficando acima o mesmo contorno só que desta feita com um colorido diferente, pois lá estão pedestre de tods as idades, fazendo caminhada e prática de esportivas, demonstrando gesto de carinho e sinal de que não estou sozinho, principalmente qundo vejo a construção de jardim feito por pessoas que me respeitam e gostam de mim.
         Acho que nunca mudeia as minhas atiudes, pelo contrário, muitas atitudes foram mudadas contra mim, gerando descaso e falta de zelo, abrindo spaço para a poluíção contaminar minha beleza. Nessa hora, recordo-me da felicidade das crianças, hoje só as escuto dizerem: - ele é tão bonito! Enquanto isso, deixo de praticar o que Jesus Cristo tanto pediu, "dar de comer a quem tem fome, dar de beber quem tem sede". Hoje eu não posso mais, simplesmente pela a falta de conciência em favor do ecossistema. Já recebi visitas de muitos projetos, pena que foram molhados e acabaram sendo extraviados. Mesmo assim não perdi a esperança. Volte sempre, as minhas qualidades continuam; esperar um dia consertar os meu defeitos, pois quero que todos reflitam com muita profundidadeo meu comportamento de água doce e façam uma retrospectiva valorizando minha grande importância em Camo maior e no mundo.
        Como todos nós precisamos um do outro, a minha sobrevivência depende de voçê. Tnha fé e volto a dizer: não perdi a esperança de quer um di serei visto com outros olhos. Portanto, enquanto eu estiver recebendo as plmas do vôo das graças, simbolizando a paz, renova minha alegria e o meu carinho a essa concentração de pessoas que está vindo me abraçar, dedicando afeto e compromisso pelo o que é nosso, fortalecendo as raízes do amor, deixando livre o meu caminho para que todos passem de cabeça erguida, orgulhosos de mim.
        Nos recortes da vida sempre fica uma interrogação. Aproveito a oportunidade para pedir: se um dia resolverem fazer em mim uma maquiage, quero que sejam usados somente dois produtos: a urabanização e a depoluíção.




Campo Maior, 26 de Abril de 2005.
Raimundo cardoso de Brito
(Cardozinho)
Membro fundador da Academia Campomaiorense de artes e Letras, cadeira nº 7.
POR RAULINO CAMPELLI
raulinocampelli@hotmail.com

 



Campo Maior recebe Cheiro de Amor e convidados no Maior Folia 2011.Confira:

{ 4:46, 11/3/2011 } { 0 comentários } { Link }

 

 

 

MAIOR FOLIA 2011

 

Confirmado mais uma edição do Maior Folia, que vai acontecer nos dias 18, 19 e 20 de novembro de 2011, terá grandes atrações como Cheiro de Amor, Capilé e Chicana. O bloco Tôa Toa vai acompanhar o trio no percursso às margens do açude grande até o Complexo Valdir Fortes. Trinta camarotes serão montados e vendidos para quem quiser fazer uma festa apenas com os amigos e maior segurança.O evento promove geração de renda e movimenta o turismo na cidade de Campo Maior. O CMTUR.PI vai estar dando total cobertura ao evento. Confira algumas fotos da Cheiro de Amor:

Banda Cheiro de amor promete animar foliões no Maior Folia 2011[...]

 

Pela primeir vez em Campo Maior a Banda Cheiro de Amor é atração nº 1 do evento[...]

 

 

 

POR NATANIEL SILVa

natanieldasilva@hotmail.com

CMTUR.PI

 

 

 

 

 

 



PIAUÍ FEST MUSIC 2011

{ 3:40, 9/21/2011 } { 0 comentários } { Link }

 

Com um timbre de voz inconfundível, Zeca pagodinho brindará o público com grandes sucessos[...]

Atração do Piauí Fest 2011, o sambista Zeca Pagodinho lançará na próxima terça-feira (20), seu mais novo DVD: "Zeca Pagodinho ao Vivo com os Amigos". O trabalho conta com momentos inéditos ou pouco conhecidos de um dos sambistas mais celebrados do planeta, em apresentações inesquecíveis.
Quem for ao Piauí Fest Mu-sic poderá conferir o show de Zeca com todos os seus maiores sucessos.  Além do sambista, o evento, que acontece de 7 e 8 de outubro no espaço Cidade Junina, terá ainda Chiclete com Banana, Psirico, Aviões do Forró, Garota Safada, Forró Real, Timbalada e Maria Cecília e Rodolfo.Em um programa de rede nacional Zeca brinca dizendo
: em outubro vou provar a cajuína de Teresina no Piauí.

 

POR RAULINO CAMPELLI



ABAV 2011

{ 5:27, 9/19/2011 } { 0 comentários } { Link }
Visando oportunizar aos profissionais de turismo ainda mais tempo para conhecer produtos, serviços e lançamentos, aprimorar relacionamentos e realizar bons negócios, a Feira das Américas – ABAV 2011 abrirá mais cedo, às 11h, e funcionará até às 18h. Já o Congresso começará às 12h30 com uma plenária e seguirá até às 16h30 com Rodadas Simultâneas de oficinas mais curtas, de 30 minutos.

“Como o Congresso será realizado no período da tarde, queremos oferecer aos participantes a possibilidade de circular entre os dois eventos, criando assim uma interatividade produtiva”, ressaltou o presidente da Abav Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira.

O evento, que deverá reunir 800 empresas e atrair 24 mil visitantes, já conta com 49 novos expositores das mais diversas áreas para esta edição, sendo 27 nacionais e 22 internacionais.

Para fazer a inscrição, basta acessar o site www.feiradasamericas.com.br e clicar em “Credenciamento online”. Associados Abav têm direito a dez inscrições gratuitas por agência.

O 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas – ABAV 2011 será realizado no período de 19 a 21 de outubro, no Riocentro, Rio de Janeiro.

Acompanhe o evento pelo blog www.blogfeiradasamericas.com.br, pelo Twitter www.twitter.com/feiraAmericas, pelo Facebook www.facebook.com/FeiraDasAmericas ou pelo site www.feiradasamericas.com.br.

POR RAULINO CAMPELLI



CMTUR.PI - INTRODUÇÃO

{ 12:25, 9/16/2011 } { 0 comentários } { Link }

CMTUR.PI - INTRODUÇÃO 2

{ 12:10, 9/16/2011 } { 0 comentários } { Link }

Campo Maior é um município brasileiro do estado do Piauí.

Sua culinária também é bastante apreciável. A "carne de sol" é prato obrigatório e marca registrada do município. Outras comidas típicas são a Paçoca e Maria Isabel, sendo que essas apresentam o uso da Carne de Sol na preparação da comida.

Foi nesse município que ocorreu a mais violenta e única batalha sangrenta pela Independência do Brasil, a Batalha do Jenipapo Esquecida historicamente, o 13 de março de 1823 teve papel decisivo para manter a unidade territorial do país. Consistiu na luta de vaqueiros, agricultores e outros trabalhadores contra as tropas do Marechal João José da Cunha Fidié, que cumpria ordens do Rei de Portugal, D.João VI, para que o norte do Brasil permanecesse sob o domínio português. O povo do Piauí, lutava com facões e instrumentos de trabalho , não com armas. Perderam a batalha, mas não a guerra. Depois disso, Fidié, seguiu para o Maranhão, onde foi preso.

Índice

[editar] História

Campo Maior completou no último dia 8 de agosto de 2010, 248 anos de emancipação política.

[editar] Lista de prefeitos de Campo Maior

[editar] Aspectos físicos

A cidade caracteriza-se pela beleza dos campos, com a presença marcante da Carnaúba (Copernicia prunifera), a qual tornou a cidade conhecida como "Terra dos Carnaubais". O Açude Grande também apresenta destaque, encantando turistas que passam pela cidade. Outros pontos turísticos são a "Serra" de Santo Antônio, a Barragem dos Corredores, o Monumento aos Heróis do Jenipapo e a Catedral de Santo Antônio.

[editar] Localização geográfica

Localiza-se a uma latitude 04º49'40" sul e a uma longitude 42º10'07" oeste, estando a uma altitude de 125 metros.

A distância de Campo Maior à capital (Teresina) é de 84 km.

A partir do fim do século XX e início do século XXI, seus limites são os seguintes:

  • Ao Norte: com os municípios de Cabeceiras do Piauí e José de Freitas;
  • Ao Sul: com Jatobá do Piauí, Sigefredo Pacheco e Novo Santo Antônio;
  • Ao Leste: com Nossa Senhora de Nazaré e Cocal de Telha;
  • Ao Oeste: com Altos, Alto Longá e Coivaras.

[editar] Relevo

O município de Campo Maior não possui grandes elevações e as planícies predominam na bacia sedimentar do Meio Norte, sendo sua baixada no rio Longá a de maior significação, onde há zonas intercaladas de "Cuestas" com chapadas de alitudes de 150 a 300 metros na parte Leste, em que ocorre surgimento da Serra de Santo Antônio e as elevações de acesso a Castelo do Piauí e Pedro II.

[editar] Hidrografia

Banhado pelos rios Longá, Jenipapo, Surubim, Titara e Fundo, que não são perenes, e os riachos Longazinho, Pontilhão, Jatobá, Angelim, Pintadas, Camaleão, Salubre e as lagoas de Búfalo, Sucurujá, Batoque, Arraial, Tuturumbá e Olaria, o município possui dezenas de açudes e barragens, destacando-se pela sua localização privilegiada o Açude Grande, no perímetro urbano, e as barragens do Emparedado, Bananeiras, Bolqueirão, Corredores, Formiga, Surumbi e Estrela, que podem reter considerável volume de água durante os períodos normais de chuvas.Merecem destaque, tantos por suas belezas quanto para recanto de lazer e banhos, as cachoeiras - quedas d'águas - no rio Foge Homem, na fazendo Pedras Negras, do Jatobá, no rio Jatobá, do Gavião e dos Pereiras, no lugar Buritizinho, Bica do Amarante, no lugar Frutica/Macacos, e finalmente as bicas e piscinas natirais existentes na Serra de Santo Antônio.

[editar] Solo

Com formação de rochas do tipo "folhelhos" na formação Longá, a espressura variada que chega a atingir cerca de 150 metros, sofre um adelgaçamento para o sul, susceptível à erosão e acidez em grandes extensões. No subsolo há grandes reservas d'água e por isso Campo Maior já conta com mais de 300 poços perfurados e atendendo diversas comunidades e fazendas.

[editar] Vegetação

Pela determinação do clima e solo, o município possui preponderantemente a sua vegetação concentrada no cerrado em transição para caatinga, vegetação rasteira com pouca predominância de árvores. Os campos limpos - as campinas - são características muito marcantes na região e ocupando extensas áreas afiguram-se ser adequadas a pecuária e à produção de cera, matéria-prima extraída das carnaubeiras nativas, uma das principais riquezas da microrregião de Campo Maior. Na região leste, entretanto, caracterizada por solos arenp-argilosos, de matas, encontram-se inúmeras variedades de árvores frondosas como o angico preto, branco, a candeia, a faveira, a gameleira, chapadeiro, mirindiba, oiticica, jatobá, pereiro, sapucaia, umurana, entre outras.

[editar] Economia

Sua economia está baseada principalmente na atividade comercial,agricultura, pecuária e extrativismo. Concentra também um dos maiores pólos religiosos do Nordeste, contando com a Catedral de Santo Antônio, que atrai turistas para os maiores festejos Católicos do estado,além disso a cidade dispõe de um grande potencial caprino-ovinocultor notadamente advindo da adaptabilidade das raças às condições edafoclimáticas da região.

[editar] Educação

[editar] Rede Pública

  • Escola Municipal Prof Hilson Bona
  • Ceja Professora Mulata Lima
  • Colégio Estadual Professor Raimundinho Andrade
  • Unidade Escolar Patronato Nossa Senhora Lourdes
  • Unidade Escolar 13 de Março
  • Unidade Escolar Briolanja Oliveira
  • Centro Estadual de Ensino Profissional de Tempo Integral(CEPTI) Cândido Borges Castelo Branco
  • Unidade Escolar Bairro Cariri
  • Unidade Escolar Hilda Miranda
  • Unidade Escolar José Olímpio da Paz
  • Unidade Escolar Marion Saraiva
  • Unidade Escolar Monsenhor Mateus
  • Unidade Escolar Leopoldo Pacheco
  • Unidade Escolar Paulo Ferraz
  • Unidade Escolar Petrônio Portela
  • Unidade Escolar Valdivino Tito
  • Escola Municipal CAIC
  • Escola Municipal Vida Verde
  • Escola Municipal Prof Regina Bona
  • Escola Municipal N S de Fátima
  • Escola Municipal Mariema Paz
  • Creche Municipal Tia Angélica
  • Escola Municipal Linoca Gaioso
  • Escola Municipal Prof Milton Soldani Afonso

[editar] Rede Particular

  • Colégio Alfabetoc
  • Educandário Mamãe do Céu
  • Educandário São Francisco
  • Unidade Escolar Leonardo da Vinci
  • Educandário Menino Jesus
  • Escola Jardim Encantado
  • Instituto de Ensino Intellectus

[editar] Biblioteca

A Biblioteca Municipal de Campo Maior foi criada em 1940, através do Decreto-Lei Nº 38, de 29 de outubro de 1940, época da gestão do prefeito Francisco Alves Cavalcante.

[editar] Escritores

  • Monsenhor Chaves
  • Pe. Cláudio Melo
  • Elmar Carvalho
  • João Alves
  • Jonas Braga
  • Raimundo Nonato Monteiro de Santana
  • Abdias Silva
  • Geraldo Fontinele
  • Cláudio Pacheco Brasil
  • Zé Omar
  • Evaldo Lopes (poeta)
  • José Augusto Paz Ximenes Furtado
  • Helano Lopes (poeta)

[editar] Cordelistas

[editar] Bairros de Campo Maior

A Lei Nº. 05/2004 – Lei de denominação/delimitação dos bairros de Campo Maior, assim dispõe sobre os bairros da zona urbana. Art. 1º - Os bairros da cidade de Campo Maior denominar-se-ão da seguinte forma: Bairro Evereste ou Flor do Campo, Bairro Santa Rita, Bairro Alto da Olaria, Bairro Flores, Bairro Califórnia, Bairro Cariri, Bairro Santo Isabel, Bairro Matoduoro, Bairro Estação ou Tirol, Bairro Paulo VI ou Rabo da Gata, Bairro Santa Cruz, Bairro Fripisa, Bairro Parque das Estrelas, Bairro Nossa Senhora de Fátima, Bairro Cidade Nova, Bairro Mucuripe, Bairro São Luís, Bairro Nossa Senhora de Lourdes, Bairro São João, Bairro Recreio e Bairro Centro.

[editar] Secretarias do município

[editar] Secretaria Municipal de Administração

Nos termos da Lei Nº. 005/97, de 17 de abril de 1997, que dispõe sobre a Estrutura Básica da Prefeitura Municipal de Campo Maior, a Secretaria Municipal de Administração tem como precípua missão favorecer o progresso da gestão administrativa, viabilizando e desempenhando suas atividades de modo integrado às demais unidades orgânicas. Garantindo, portanto, a qualidade e retidão dos serviços públicos, visando o crescimento e desenvolvimento do Município. A Secretaria Municipal de Administração, órgão incumbido de exercer as atividades ligadas à Administração Geral da Prefeitura, desenvolve suas atividades com competência, imparcialidade e transparência, princípios fundamentais para o bom andamento das ações do Executivo Municipal, proporcionando melhores serviços à população campomaiorense e aos Servidores Municipais. Estão entre suas atribuições: a administração de pessoal; distribuição e controle de materiais; controle do sistema de patrimônio; protocolo; arquivo e serviços gerais.

[editar] Secretaria Municipal de Agricultura

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento vêm trabalhando para promover o desenvolvimento do meio rural de Campo Maior, de forma sustentável, como também melhorar e preservar os recursos naturais existentes para as futuras gerações. Apoiar, preferencialmente, os agricultores familiares, atuando de forma integrada nos programas e projetos coerentes com a realidade local dos agricultores e de suas famílias.

A função Básica da Secretaria é dar apoio à produção animal e vegetal, Associativismos: Cooperativas, Associações e Sindicatos, irrigação e abastecimento. Realiza trabalhos de capacitação técnica para pequenos produtores rurais com recursos próprios e ou em parceria com EMATER, SEBRAE e SENAR.

[editar] Secretaria Municipal de Finanças

Compete a Secretaria Municipal de Finanças realizar o pagamento dos servidores, fornecedores e prestadores de serviços em geral;

  • Promover a Política Financeira do Município;
  • Coordenar a Administração Tributária;
  • Elaborar, acompanhar e avaliar os programas, projetos e orçamentos;
  • Promover os lançamentos e controle dos tributos municipais;
  • Executar e coordenar os serviços da contabilidade do município;
  • Promover a arrecadação e controlar os tributos municipais;
  • Manter a guarda e movimentação do erário público;
  • Proceder a fiscalização evitando a evasão de Receita.

[editar] Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Compete à Secretaria Municipal de Meio Ambiente desenvolver as ações necessárias com vistas à organização e disponibilização para a comunidade e interessados de todas as informações, normas legais e acervo cartográfico municipal com vistas à instrumentação e apoio da Gestão Ambiental;

  • Promoção da conservação e educação ambientais, por meio do acompanhamento, mobilização, informação e divulgação dos preceitos norteadores da conservação ambiental e defesa da Amazônia;
  • Desenvolvimento de estudos e monitoramento ambiental, sensoriamento remoto e geração e sistematização da base cartográfica municipal;
  • Promover o controle ambiental, exercendo a autoridade municipal, quer seja originária ou delegada, nas questões relativas a licenciamentos, serviços de saneamento, defesa dos recursos naturais, planejamento hidrológico e monitoração de bacias hidrográficas.
  • Fortalecer a educação ambiental da população, nas escolas e através da comunicação social.
  • Promoção da conservação e educação ambientais, por meio do acompanhamento, mobilização, informação e divulgação dos preceitos norteadores da conservação ambiental e defesa da Amazônia;

[editar] Secretaria Municipal de Obras

Compete a Secretaria Municipal de Obras, elaborar, atualizar e promover a execução de planos municipais de desenvolvimento, bem como, elaborar projetos, estudos e pesquisas necessárias ao desenvolvimento das políticas urbanas de Campo Maior;

  • Promover a construção, pavimentação e conservação de estradas e vias urbanas;
  • Executar atividades concernentes à construção e conservação de obras públicas municipais e instalações para a prestação de serviços à comunidade;
  • Conceder licença e fiscalizar o cumprimento de normas referentes às construções particulares;
  • Fiscalizar o cumprimento de normas referentes a lotemento;
  • Fiscalizar o cumprimento de normas referentes as posturas municipais;
  • Executar atividades relativas à prestação e manutenção dos serviços públicos locais, tais como: limpeza publica, coleta de lixo, cemitérios e outros serviços urbanos;
  • Manter a conservação e administração de cemitérios;
  • Promover a construção e conservação de estradas vicinais pertinentes ao sistema de transporte do município.

[editar] Secretaria Municipal de Serviço Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social é considerada pela política de Assistência Social, o órgão de comando único da Assistência Social no município e tem respaldo legal na Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS – Nº 8.742/93.

A Secretaria Municipal de Assistência Social é um órgão do poder executivo municipal que tem como objetivo implementar a política de Assistência social.

Atendendo as famílias mais carentes do município com a realização de programas, benefícios, projetos e serviços visando garantir aos seus usuários condições dignas de vida.

[editar] Secretaria de Tributação

Compete ao Departamento de Arrecadação e Tributação da Secretaria Municipal de Finanças de Campo Maior, às seguintes atribuições:

  • Avaliação, transferência e cobrança dos impostos devidos de imóveis foreiros e datas para que seja efetivado o direito de opção e quitação;
  • Cadastro, lançamento, emissão e cobrança de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano);
  • Cadastro, lançamento, emissão e cobrança de Alvarás de Funcionamento;
  • Cadastro, lançamento e emissão e cobrança de ISSQN (Imposto Sobre Serviço Qualquer Natureza);
  • Emissão de Notas Fiscais de Serviço avulsa;
  • Emissão de Certidão Negativa de Débitos;
  • Fiscalizar todas as empresas prestadores de serviços em nosso Município.

[editar] Principais Atrações e Áreas de Lazer

[editar] Palacete dos Pachecos

Elegante sobrado localizado na avenida José Paulino, Nº 496, no centro de Campo Maior, ao lada da residência do ex-prefeito Dácio Bona. O prédio é todo branco com traços arquitetônicos pré-modernistas com detalhes porticais. Sua preservação é de acordo com a Lei Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural Material e Imaterial. O Palacete teve construção iniciada em fins da década de 40 como propriedade da família Pacheco (ver Senador Sigefredo Pacheco) o último membro da família que residiu no Palacete foi o ex-prefeito Ivon Pacheco, que viveu no Palacete até seu falecer em 1988.



CMTUR.PI - INTRODUÇÃO 2

{ 12:23, 9/16/2011 } { 0 comentários } { Link }
Município de Campo Maior
"Berço de Heróis"
Bandeira de Campo Maior
Brasão de Campo Maior
Bandeira Brasão
Hino
Fundação 8 de agosto de 1762 (249 anos)
Gentílico campomaiorense
Lema Terra dos Heróis do Jenipapo
Prefeito(a) Paulo Cezar de Sousa Martins (PT)
(20092012)
Localização
Localização de Campo Maior
Localização no Piauí
Campo Maior (Piauí) está localizado na Brasil
Localização no Brasil
04° 49' 40" S 42° 10' 08" O04° 49' 40" S 42° 10' 08" O
Unidade federativa  Piauí
Mesorregião Centro-Norte Piauiense IBGE/2008 [1]
Microrregião Campo Maior IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofes Cabeceiras do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré , Cocal de Telha, Alto Longá, Coivaras, Novo Santo Antônio, Cocal de Telha, Jatobá do Piauí, Sigefredo Pacheco, José de Freitas, Altos, Coivaras
Distância até a capital 84 km
Características geográficas
Área 1 699,383 km² [2]
População 45 180 hab. IBGE/2010[3]
Densidade 26,59 hab./km²
Altitude 125 m
Clima tropical
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH 0,675 médio PNUD/2000 [4]
PIB R$ 201 419,406 mil IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 4 395,21 IBGE/2008[5]


CMTUR - FONTE DE ESTUDOS

{ 12:19, 9/16/2011 } { 0 comentários } { Link }

OUTRAS FONTES DE ESTUDOS E TURISMO



Sobre Mim

Home
Perfil
Arquivos
Amigos
Álbum de Fotos

«  January 2017  »
MonTueWedThuFriSatSun
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Links

campo maior em foco
meionorte.com
globo.com
piemtur.pi
submarino viagens

Categorias


Últimos Posts

MOMENTO DE REFLEXÃO POR RAULINO CAMPELLI
Em homenagem a escritora e acadêmica Rosinha Ribeiro
CMTUR.PI INFORMA
Exclusivo: Igreja de Santo Antônio em Campo Maior comemora 299 anos
CMTUR.PI INFORMA COM EXCLUSIVIDADE:

Amigos