FÁBULAS ALUNOS EE PROF JOSÉ BARTOCCI - 2011

A FORMIGA E A TARTARUGA

08:25 PM, 3/6/2011

16 comentários

AUTORES: MARCOS E RAÍ (QUARTO ANO F)

 

          Após vencer a lebre na corrida, a tartaruga ficou famosa no reino animal e, todos começaram a desafiá-la para corridas e mais corridas e, cansada de tantas propostas e concursos ela foi-se esconder no canto mais profundo da floresta.

          Lá, encontrou uma das formigas que  participou da história com a cigarra que também não estava nada, nada contente com a fama de " trabalhadeiras" que ela e suas parentas adquiriram. Todos os insetos viviam batendo na porta do formigueiro para pedir algo emprestado ...

          Tanto conversaram e trocaram ideias que decidiram ficar por ali mesmo, sem que ninguém as importunasse.

 

LIÇÃO OU MORAL: A TRANQUILIDADE É MELHOR DO QUE O SUCESSO !

Desenho retirado do site: http://imagens.mundoentrepatas.com/gifs-animados-de-tartarugas.htm

A GALINHA E A RAPOSA

07:49 PM, 3/6/2011

12 comentários

AUTORAS: GABRIELA E GISLENE (QUARTO ANO F)

 

          Dona Raposa resolveu convidar a comadre Galinha para o jantar e, desde manhã, começou os preparativos para receber sua convidada: descascou e lavou vários legumes, colheu algumas verduras, lavou-as e secou-as, colocou várias panelas no fogo para que a água fervesse e não faltasse e, até sobremesa constava no cardápio.

          Foi até a vila e comprou tecido xadrez para costurar a toalha, copos, pratos e talheres novos e até enfeitou-se toda para que tudo causasse boa impressão à galinha.

          Um pouco antes do entardecer, colheu algumas flores de lavanda para perfumar e embelezar o ambiente. Tudo estava pronto e perfeito. Quando a galinha chegou e viu todo o capricho da nova amiga, seus olhinhos encheram-se de lágrimas. Mas, não se sabe se porque ficou emocionada ou porque a sua anfitriã lhe mordia o pescoço para preparar seu tão esperado e caprichado jantar.

LIÇÃO OU MORAL: CUIDADO COM A APARÊNCIA DA AMIZADE.

Animação retirada do site: http://bp2.blogger.com/_yiWA7Lq8qVc/RcI_IFeG7-I/AAAAAAAAACQ/bVZsC9rOZZA/s1600-h/galinhaErapoza.gif

 

 


O MENINO E A BOLA

07:27 PM, 2/6/2011

8 comentários

AUTORES: LEONARDO E VITOR (QUARTO ANO F)

 

          Dois amigos, o menino e a bola, só se  separavam quando ele ia à escola pois a mãe e a professora o haviam proibido de levá-la para as aulas. Mas, o pensamento do menino só a via e era só nela em quem pensava.

          As letras e os números, operações ou canções, nada o fazia esquecê-la. A alegria que sentia quando ia chegando o horário de ir embora, só para encontrá-la e com ela ser livre, só se comparava com o momento em que a chutava para dentro do gol .

          Um dia o menino se acidentou no campinho e teve que ir para o hospital pois quebrou o pé. A dor e a tristeza da separação só foi aplacada quando seus amigos e a professora levaram sua companheira para visitá-lo pois descobriram que quando amamos algo, só aquilo nos deixa feliz.

LIÇÃO OU MORAL: O AMOR É QUE NOS FAZ SUPERAR OS OBSTÁCULOS.

Desenho retirado do site: http://www.supergama.com.br/esportes/gifs-futebol-1.gif

AS QUATRO GATINHAS

08:00 PM, 1/6/2011

16 comentários

AUTORAS: ESTER E GIOVANNA (QUARTO ANO F)

 

          Em um reino mágico, quatro lindas princesas passeavam com suas gatinhas enquanto conversaram em seus celulares. Na verdade, elas combinavam um encontro no palácio de uma delas.

          Enquanto brincavam e conversam no quarto, as gatinhas observavam suas donas se enfeitarem com as jóias e maquiagem de sua anfitriã que, saindo do quarto para beber água, ao voltar nota que uma de suas pulseiras havia desaparecido.

          A princesinha acusa suas convidadas que, envergonhadas, não sabem o que fazer ou dizer. Mas, as gatinhas viram quando a mãe da princesa entrara no quarto e guardara a pulseira valiosa no cofre do palácio.

          As quatro gatinhas decidem correr em direção ao cofre e, suas donas, as perseguem sem entender o motivo de tamanha rebeldia. Quando encontram a mãe da princesinha hospedeira, ela acaba contando à filha que guardara a jóia e esta, envergonhada, pede desculpas às amigas que, aliviadas, vão para o parque brincar no balanço e tomar sorvete. Bem, as gatinhas, irão observá-las e resolver os problemas que certamente aparecerão ...

LIÇÃO OU MORAL: NÃO DEVEMOS TIRAR CONCLUSÕES PRECIPITADAS.

Desenho retirado do site: http://imageshack.us/photo/my-images/821/26119756.gif/

O RATO E O GATO

07:45 PM, 31/5/2011

7 comentários

AUTORES: EDUARDA E YAGHO (QUARTO ANO F)

 

          O gatinho de dona Marli espreitava através de um buraco a armadilha preparada pela dona para capturar um roedor que vinha causando prejuízos a mulher e a sua família. Enquanto aguardava, previa a diversão que teria ao brincar com o ratinho antes de apreciá-lo como um "lanchinho".

          Quando finalmente a criaturinha apareceu, o gato esbaforido, pulou sobre a armadilha e, ... acabou ficando com o focinho preso !

          A dor encheu seus olhos verdes de lágrimas mas, de repente, percebeu-se livre. O rato, havia libertado o gato que, agradecido, resolveu daquele dia em diante, dividir sua ração com um novo amigo.

LIÇÃO OU MORAL: OS RATOS PODEM NOS SURPREENDER ! 

Desenho retirado do site: http://bruxinhaalegre.blogspot.com/2010/03/o-gatinho-pretinho.html

         

O SOL E A FLOR

07:45 PM, 30/5/2011

29 comentários

AUTORES: BRUNA E JONATHAN (QUARTO ANO F)

 

          Em um dia muito quente  e seco de outono, em um lindo jardim, um pequeno broto de rosa não conseguia desabrochar porque suas pétalas, ressecadas pela falta de umidade, não obedeciam ao seu comando. Desesperada, a flor começou a lamentar-se e, tão tristes eram suas palavras que o Sol, a grande estrela, não resistiu e perguntou:

          - Mas, jovenzinha, qual é o seu problema ?

          - Essa secura grudou minhas pétalas e não as consigo abrir ... Como vou desabrochar ?

          O sol sabia como resolver o problema. Chamou uma nuvem bem pesadinha, que estava alguns quilômetros afastada do jardim e pediu-lhe gentilmente que se aproximasse do local e banhasse com suas águas o nascimento da linda rosa que alegraria a vida de todos que a olhassem.

LIÇÃO OU MORAL: DEVEMOS FAZER O BEM SEM ESPERAR ALGO EM TROCA.

Desenho retirado do site: http://paraorkut9.org/mensagens/rosas-recados-para-orkut/page/18/

 

         

O BESOURO E A FORMIGA

07:52 PM, 29/5/2011

5 comentários

AUTORES: LUCAS DA SILVA E RIAN (QUARTO ANO F)

 

         Vivendo no mesmo jardim, um besouro e uma formiga eram vizinhos, mas nunca se falavam. Quando se viam, cumprimentavam-se com um aceno de cabeça e cada um ia cuidar da própria vida.

          Mas, em um dia chuvoso, em que os insetos corriam para se abrigar dos terríveis pingos de água, a formiga atrapalhou-se toda com as pétalas que caiam das flores e quase não conseguiu achar o caminho de seu formigueiro. O besouro, vendo sua dificuldade, ajudou-a a chegar em casa e ambos passaram a cumprimentarem-se com um " bom dia " ou "boa tarde" e até mesmo "boa noite" quando se encontravam.

          Em uma certa manhã ensolarada, o besouro voou até as roseiras para saborear o café da manhã e, entretido estava que não percebeu a aproximação do jardineiro que, só não o exterminou porque a formiga picou-lhe o dedão do pé para retribuir a gentileza do novo amigo.

 

LIÇÃO OU MORAL: É IMPORTANTE TERMOS AMIGOS.

 

Desenho retirado do site: http://gartic.uol.com.br/stevexchuck/desenho-jogo/1293469012

O MENINO, A BICICLETA E O LADRÃO

08:20 PM, 28/5/2011

7 comentários

AUTORES: MATHEUS E RAFAEL BUARQUE (QUARTO ANO F)

 

          Em um dia de Natal, um menininho andava com a bicicleta que acabara de ganhar de presente dos pais quando apareceu um ladrão querendo levar seu precioso brinquedo.

          Chorando, pediu ao homem que não levasse a bicicleta e, tão sincero foi o pedido que o bandido comoveu-se com a situação.

          Agradecido, o menino pediu para o ladrão esperar um pouco, que ele ia ali mesmo na garragem pegar seu antigo triciclo para que o filhinho do bandido não ficasse sem presente.

LIÇÃO OU MORAL: ATÉ UMA PESSOA MÁ PODE FAZER COISAS BOAS.

Desenho retirado do site: http://gartic.uol.com.br/bianca_batista/desenho-jogo/ladroes-de-bicicleta      
 

OS ESQUILOS

08:04 PM, 28/5/2011

10 comentários

AUTORES: BRENDA VIEIRA E RAFAEL BRANCO (QUARTO ANO F)

 

          Em um lindo bosque viviam dois esquilos que eram primos, mas, muito diferentes um do outro: enquanto um deles era trabalhador e honesto o outro vivia de pregar peças nos outros.

          Quando chegou o inverno, o esquilo preguiçoso não tinha o que comer porque não fez sua reserva de alimentos e, foi pedir ajuda ao primo trabalhador que tinha a despensa cheia.

          Bateu na porta e pediu algo para comer.

          O esquilo trabalhador bateu com a porta no rosto do primo sem juízo e, foi cuidar da vida.

          Com muitas dificuldades o esquilo boa vida sobreviveu ao frio e a fome.

          Mudou de vida na primavera e, no verão, estava irreconhecível.

          O primo trabalhador sofreu um acidente e não pode trabalhar durante os meses quentes do ano. Ele, que sempre  tivera fartura, já imaginava o quanto ia sofrer no inverno.

          A terrível estação chegou e junto com ela, o esquilo transformado, com uma cesta de alimentos para o parente necessitado.

 

LIÇÃO OU MORAL: ÀS VEZES A AJUDA VEM DE QUEM MENOS ESPERAMOS.

 

Desenho retirado do site:  http://www.imagensdahora.com.br/clipart/cliparts_path/420/esquilo_15/

OS ANIMAIS E O REI

07:44 PM, 28/5/2011

3 comentários

AUTORES: GUILHERME E KAWANY (QUARTO ANO F)

 

          Houve um certo rei, mal governante que oprimia seu povo, que odiava todos e em especial um animalzinho muito trabalhador: os jumentos, também conhecidos como burros ou asnos.

          Além de obrigar seu povo a trabalhar como escravo para enriquecê-lo, pagando impostos, não oferecendo nada às pessoas a não ser seus caprichos de tirano, decretou uma lei que bania de seu reino esses animais.

          De todo o reino foram capturados os bichinhos e colocados na floresta mais distante do luxuoso palácio.

          Pouco tempo depois, o rei faleceu e, houve grande alegria por toda parte e, como o maldoso monarca não tinha nenhum parente ou amigo, todos se recusavam a enterrá-lo após o velório.

          Foi quando, para surpresa de todos, uma fila de burrinhos entrou no palácio, levaram o caixão do rei e o enterraram.

LIÇÃO OU MORAL: NÃO DEVEMOS PAGAR O MAL COM O MAL.

 

Foto retirada do site: http://www.blogodorium.net/fotosdesenhos-de-jumentosjeguesburros/

O PÁSSARO E O GATO

08:03 PM, 27/5/2011

4 comentários

AUTORAS: JÚLIA CRISTINA E RHAYSSA (QUARTO ANO F)

 

          Um gato mal-humorado despertou com muita fome. Tudo o que encontrou pelo caminho, comeu mas, um pequeno passarinho, quase que milagrosamente, conseguiu escapar por um triz de virar seu lanchinho da manhã.

          A ave voou o mais rápido que pode para sua gaiolinha e foi perseguido pelo bichano que levou umas boas vassouradas da dona de ambos que tratou de colocá-lo para fora da casa e trancou a porta.

          Magoado, mas com a barriguinha cheia, acabou cochilando e sonhou que era perseguido impiedosamente pelo pitbull do vizinho que só não o estraçalhou devido a intervenção da dona.

LIÇÃO OU MORAL: NÃO DEVEMOS PERSEGUIR QUEM NÃO CONSEGUE SE DEFENDER DE NÓS.

Foto retirada do site: http://storage.mais.uol.com.br/6809594-large.jpg?ver=0

O COELHO E A COELHINHA

08:00 PM, 26/5/2011

8 comentários

AUTORAS: BÁRBARA E SAMIRA (QUARTO ANO F)

 

          O vovô Coelho, já idoso e cansado de tantos anos de trabalho sem descanso, sentia muita sede e pediu para sua neta Coelhinha um copo de água.

          A jovenzinha, muito apressada para ir brincar com suas amiguinhas, ignorou o pedido do vovô que, com sua bengala, foi buscar o precioso líquido para matar sua sede.

          Mas, o Coelho vovô acabou escorregando e machucando a perna. Coelhinha ao vê-lo no chão, chorou, arrependida, pois ele poderia estar bem se ela o respeitasse mais.

LIÇÃO OU MORAL: DEVEMOS AJUDAR AOS OUTROS, PRINCIPALMENTE OS MAIS VELHOS.

Foto retirada do site: http://www.culturamix.com/animais/coelho-apaixonado

O CACHORRO E O SKATISTA

09:13 PM, 25/5/2011

5 comentários

AUTORES: GABRIEL E ERICK (QUARTO ANO F)

 

          Como fazia todas as manhãs, Ruan pegou seu skate e foi treinar próximo à esquina da rua de sua casa. Iniciou os movimentos e viu um cachorro debaixo de uma árvore, tristonho e com um aspecto abandonado, parecendo faminto. Comovido com a situação do animal, Ruan o levou para casa e os dois tornaram-se amigos.

          Após um ano, Ruan ficou muito doente e, como seus pais haviam viajado, foi o inteligente cão que, colocando-o no skate com muitas dificuldades, o levou até o hospital onde foi diagnosticado que o menino estava com broncopneumonia.

          Enquanto o cachorro aguardava do lado de fora do hospital, Ruan travava uma luta contra a doença e, após quatro dias internado, finalmente o garoto recuperou-se para alívio dos pais que agora consideravam o animal um verdadeiro herói ! Mal sabiam eles que o animal apenas retribuíra o favor recebido há um ano.

LIÇÃO OU MORAL: FAÇA SEMPRE O BEM: AJUDE AOS OUTROS.

Foto retirada do site: http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/tag/skate/

AS TRÊS CACHORRINHAS

08:51 PM, 24/5/2011

9 comentários

AUTORAS: BRENDA HELENA E EVELY (QUARTO ANO F)

 

          Em um bairro residencial de São Paulo viviam 3 cachorrinhas muito tristes, que foram abandonadas por sua dona que as maltratava. Seus nomes eram Lilica, Luna e Boly e se alimentavam com o que encontravam no lixo ou pelo chão.

          O sonho das três era  o de serem adotadas por uma pessoa chique para viverem em uma casa muito luxuosa.

          Em um início de manhã, passeando pelas ruas do bairro à procura de restos de alimentos, viram em uma casa bem simples uma mulher que as chamava com gestos. Aproximaram-se receosas e, para surpresa delas foram alimentadas, limpas e ainda ganharam um passeio em um caminhão de mudanças !

          E que mudança ... Na verdade a mulher morava em uma luxuosa mansão, com piscina e tudo mais e, as três cachorrinhas foram instaladas em uma suíte só delas ! Lágrimas surgiram em seus olhinhos caninos ao relembrar dos antigos maltratos, da fome, solidão e perigo das ruas.

          Mas, sua nova dona, percebendo a tristeza das três, fez carinho em suas cabecinhas e ainda por cima, assistiram a um filme em sua nova casa.

LIÇÃO OU MORAL: SONHOS PODEM SE TORNAR REAIS.

Desenho retirado do site: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cachorros-para-colorir/

DESTINO DE PASSARINHO

08:32 PM, 24/5/2011

3 comentários

AUTORES: JOSÉ CARLOS E LUCAS DO NASCIMENTO (QUARTO ANO F)

 

          Três irmãos, Pedro, João e Wellington, estavam passeando pelo bairro quando descobriram um passarinho machucado que não conseguia mais voar. Levaram-no para casa, cuidaram de seus ferimentos e, depois de alguns dias, o mais jovem dos três, Wellington, sugeriu aos demais:

          - Vamos ver se agora ela consegue voar.

          O passarinho saiu voando feliz, para seu ninho, no alto de uma árvore. Mal sabia ele que um gato estava escondido por ali e, acabou sendo preso pelo bichano que o levou para casa para servi-lo de jantar para seus filhotes gatinhos.

          Aproveitando uma distração do gato, a criaturinha fugiu, mas, o gato percebendo, começou a persegui-lo. A avezinha acabou encontrando a casa dos três irmãos e, novamente eles o ajudaram.

          No dia seguinte, foi solto pelas crianças e, o gato que se encondera a noite toda no porão, finalmente conseguiu capturá-lo e o passarinho virou café da manhã dos famintos gatinhos.

LIÇÃO OU MORAL: NINGUÉM ESCAPA DO DESTINO.

Desenho retirado do site: http://4.bp.blogspot.com/_4eg0b9RAToQ/S7ShnrinmkI/AAAAAAAABBs/iH56ASMZJYY/s1600/passarinho.jpg

         

O GATO E O CACHORRO

08:01 PM, 24/5/2011

9 comentários

AUTORAS: JULIA ROBERTA E JUSSARA (QUARTO ANO F)

 

          Em um dia ensolarado, em que o calor parecia querer derreter tudo, um gato caminhava por uma praça quando viu um cachorro deitado no chão, parecendo morto sob aquele sol escaldante. O gato aproximou-se dele e o cumprimentou:

          - Olá, meu amigo cachorro, tudo bem ?

          - Não !

          - Por que ?

          - Estou morrendo de calor !

          - Venha para minha casa e te dou um copo de água e um bom banho gelado.

          - Obrigado !

          Quando chegou o inverno, passeando pela mesma praça, o cachorro viu o gato tremendo de frio.

          - Olá, meu amigo, tudo bem ?

          - Não !

          - Por que ?

          - Estou morrendo de frio !

          - Então, venha comigo que te dou um pires de leite e um bom banho quentinho.

          - Obrigado !

LIÇÃO OU MORAL: QUEM PLANTA UMA COISA BOA, COLHE ALGO BOM.

Desenho retirado do site: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/gatinhos-para-colorir/imagens/gato-3.jpg

O CACHORRO E A VENDEDORA

07:39 PM, 24/5/2011

9 comentários

AUTORES: ARTHUR E RAÍ (QUARTO ANO F)

 

          Numa tarde chuvosa, uma vendedora estava distribuindo queijos gratuitamente. Um cachorro branco e preto ia todas as tardes na queijaria e ela lhe dava um pedaço de queijo. Nesse dia, apareceu um homem que assustou o cachorro com o guarda-chuva, abrindo e fechando o acessório na direção do animal, de forma tão agressiva que o afugentou sem que pudesse saborear o petisco.

          A moça, vendo aquilo, pegou a última amostra de queijo grátis e a deixou cair para que o rude homem fosse embora. "Nossa, que egoísta !" pensou a vendedora que, ao anoitecer, embrulhou um pedaço de queijo, fechou a loja e saiu a procura do pobre cachorro.

          A poucas quadras da loja ela achou o animal que, sentindo o aroma do queijo, saiu correndo em direção à mulher e, estava tão eufórico que a derrubou na calçada. Enquanto comia o queijo, recebia carinhos e pensava seus pensamentos caninos batendo a calda de satisfação.

LIÇÃO OU MORAL: NÃO DEVEMOS SER EGOÍSTAS.

Foto retirada do site: http://www.caopaixao.com.br/feiras-de-adocao-e-eventos-agenda/venda-de-massa-caopassione/