Translation

translation services

Esquina Urbana

22/6/2009 - BICICLETA LIVRE

         

          O nosso comentário hoje é dedicado a uma interessante iniciativa da Universidade de Brasília-UnB. Em uma cidade onde o automóvel reina inconteste, a UnB surpreende e inova com um projeto de bicicletas públicas.

          A partir de hoje, dezoito bicicletas estarão estacionadas em três pontos do campus da universidade à disposição de estudantes, professores e servidores. Registre-se que até muito recentemente iniciativas da UnB nesse campo estavam restritas a ampliação das imensas áreas impermeabilizadas para estacionamentos de carros

          O portal da instituição anuncia que outras cinquenta bicicletas estarão também disponíveis ainda esse ano. Segundo o grupo Bicicleta livre o grande objetivo é incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte. A partir de sua utilização no campus haveria a percepção de que elas poderão também ser utilizadas em outros espaços. O projeto funcionaria como um fator de irradiação do uso da bicicleta. Yuriê Batista, estudante participante do Bicicleta livre, estima que as 18 bicicletas serão usadas diariamente por pelo menos cem pessoas.  

bicicletas livres

          Para Glauco Falcão, professor da Faculdade de Educação Física e  orientador do Bicicleta livre "o projeto vai promover qualidade de vida no campus: melhorando o condicionamento físico das pessoas e diminuindo o trânsito de veículos". Avalia também que o projeto terá impacto ambiental positivo, pois haverá menos fluxo de automóveis no campus. 

          As bicicletas foram pintadas de amarelo para sua fácil identificação e têm a marca do projeto. Estudantes voluntários farão a manutenção e reparação das bicicletas ao final de cada semana. 

          É com  grande satisfação que saudamos a iniciativa. O projeto, sem dúvida, é um pequeno e significativo sinal de que um mundo melhor é possível. Com ele aumenta a esperança de que novas e saudáveis mudanças sejam acionadas. A UnB, agora de bicicleta, se posiciona como um exemplo a ser seguido na cidade e no restante do país.

 

 

Postar um comentário!

25/6/2009 - BIKE PRA TODOS!!

Comentário por Anonymous
É isso aí cara! Tem mais é que ter camelo pra todo mundo. Esse negócio de passagem de ônibus tá muito cara, cara! E esse negócio da Unb ter bike grátis é muuuuiiito bom. Dá pra ir da biblioteca ao minhocão sem ter que ralar as havaianas. Quer dizer que as magrelas são amarelas? Manero! Ah, li o resto do seu blog e vi que tem muita coisa boa pra se fazer em Brasilia. Vai que dá, né? Luiz Mauro Seixas de Lima (Liminha pros chegados)
Permalink

29/6/2009 - Ótima idéia...

Comentário por Adriana2009
Temos que fazer aqui em BH...
Permalink

<- Última Página :: Próxima Página ->

Sobre Mim

Esquina Urbana é um ponto de encontro para quem gosta de urbanismo e de discutir as cidades. É um espaço para o encontro de idéias sobre os problemas, soluções e desafios do nosso tempo.

«  August 2017  »
MonTueWedThuFriSatSun
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031 

Amigos