Educação Integral

APRESENTAÇÃO DO BLOG

Postado em 8/8/2014 em 09:35 PM

Este Blog busca compartilhar como as práticas pedagógicas adotadas na alfabetização podem melhorar a educação brasileira. Entender os métodos adotados na alfabetização. Saber diferenciar alfabetização de letramento. Integração dos saberes no diversos campos do conhecimento.

 

Responsáveis:  Patrícia Ferreira Silva

Paulo José Domingos 

Qual é o melhor método para alfabetizar?

Postado em 8/8/2014 em 05:45 PM

Qual é o melhor método para alfabetizar?

 Existe o método tradicional  e o construtivista. O tradicional engloba duas práticas a sintética e o analítico. A prática sintética trabalha o oral e a escrita, entre o som e a grafia, e a prática analítica trabalha com a palavração ( leitura de palavra por palavra).

No livro de Jaqueline Moll “Alfabetização Possível”, diz que a alfabetização é um processo mecânico, na qual “alfabetizar-se está vinculado a habilidades de codificação (ou representação escrita de fonemas em grafemas) e decodificação (ou representação oral de grafemas em fonemas)”, entende-se que a oralidade representa em escrita e que o inverso também pode ocorrer, ou seja, a representação da escrita em oralidade.

Um dos objetivos da alfabetização é ensinar o aluno a escrever, pois escrever é diferente de falar, o aprendizado da escrita requer tempo, paciência e maturidade, assim devemos ter atenção especial, não dando atenção para a forma ortográfica da escrita, e sim, ao modo como a criança escreve.

O processo de alfabetização por ser bastante complexo acaba trazendo dúvidas sobre qual o melhor método de se alfabetizar. Essas dúvidas muitos das vezes estão relacionadas com os resultados das provas externas que indicam o baixo desempenho nas avaliações.

Refletir sobre qual o melhor método para se alfabetizar é o primeiro passo para criar indivíduos capazes de interação com a sociedade sendo crítico e participante.

(...) entende-se alfabetização como um fator de mudança de comportamento diante do universo, que possibilita ao homem integrar-se à sociedade de forma crítica e dinâmica, constitui uma das formas de promover o homem, tanto do ponto de vista  social como individual NILHAREZI (1987: p. 5).  

O que Alfabetização e Letramento?

Postado em 6/8/2014 em 05:35 PM

ALFABETIZAÇÃO X LETRAMENTO 

  

Magda Soares (2008), diz que alfabetização é a condição de saber ler e escrever e letramento é saber fazer o uso do ler e escrever, respondendo às exigências da sociedade.

 

Vídeo You Tube: Magda Soares - Alfabetização e Letramento

Postado em 5/8/2014 em 08:53 PM

incluir HTML:

Sugestão de livro para alfabetização e letramento

Postado em 5/8/2014 em 08:18 PM

 Atenção professores, segue aqui neste link uma sugestão para alfabetrização e letramento.

 

http://www.editorasarandi.com.br/Intranet/Arquivos/PDF/Letramento_pdf_11.pdf

 

 

 

 

Experiência exitosa em jornal

Postado em 5/8/2014 em 08:16 PM

 incluir HTML:

Experiência exitosa em educação física

Postado em 5/8/2014 em 08:15 PM

 incluir HTML:

 

Quadrinhos na alfabetização e letramento

Postado em 5/8/2014 em 08:13 PM

A utilização das atividades pedagógicas criativas é um importante recurso pedagógico que se tornou realidade, principalmente depois que o governo federal incluiu no ano de 2006 histórias em quadrinhos na lista do Programa Nacional Biblioteca na Escola – PNBE, reconhecendo o potencial  desta linguagem no processo de alfabetização para a leitura da palavra como para a leitura da cultura visual.

As HQs são “a união entre texto, imagem e narrativa visual, formando um conjunto único e uma linguagem sofisticada com possibilidades expressivas ilimitadas” (FRANCO, 2008, p. 25).

 

 

Quadrinhos na alfabetização e letramento

Postado em 5/8/2014 em 08:07 PM

Quadrinhos na alfabetização e letramento

Postado em 5/8/2014 em 08:03 PM

 

Quadrinhos na alfabetização e letramento

Postado em 5/8/2014 em 07:43 PM

 

ATIVIDADES DE PORTUGUÊS EM LETRAMENTO

Postado em 5/8/2014 em 10:32 AM

Precisamos  alfabetizar os alunos através da  leitura da imagem. Através da leitura de obras de artes plásticas estaremos preparando o público para a decodificação da gramática visual, da imagem fi xa e, através da leitura do cinema, da televisão e dos CD-ROM o prepararemos para aprender a gramática da imagem em movimento. (BARBOSA, 2009, p. 36) 

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS EM LETRAMENTO

 

 


Amigos