Educação Integral

Qual é o melhor método para alfabetizar?

Postado em 8/8/2014 em 05:45 PM

Qual é o melhor método para alfabetizar?

 Existe o método tradicional  e o construtivista. O tradicional engloba duas práticas a sintética e o analítico. A prática sintética trabalha o oral e a escrita, entre o som e a grafia, e a prática analítica trabalha com a palavração ( leitura de palavra por palavra).

No livro de Jaqueline Moll “Alfabetização Possível”, diz que a alfabetização é um processo mecânico, na qual “alfabetizar-se está vinculado a habilidades de codificação (ou representação escrita de fonemas em grafemas) e decodificação (ou representação oral de grafemas em fonemas)”, entende-se que a oralidade representa em escrita e que o inverso também pode ocorrer, ou seja, a representação da escrita em oralidade.

Um dos objetivos da alfabetização é ensinar o aluno a escrever, pois escrever é diferente de falar, o aprendizado da escrita requer tempo, paciência e maturidade, assim devemos ter atenção especial, não dando atenção para a forma ortográfica da escrita, e sim, ao modo como a criança escreve.

O processo de alfabetização por ser bastante complexo acaba trazendo dúvidas sobre qual o melhor método de se alfabetizar. Essas dúvidas muitos das vezes estão relacionadas com os resultados das provas externas que indicam o baixo desempenho nas avaliações.

Refletir sobre qual o melhor método para se alfabetizar é o primeiro passo para criar indivíduos capazes de interação com a sociedade sendo crítico e participante.

(...) entende-se alfabetização como um fator de mudança de comportamento diante do universo, que possibilita ao homem integrar-se à sociedade de forma crítica e dinâmica, constitui uma das formas de promover o homem, tanto do ponto de vista  social como individual NILHAREZI (1987: p. 5).  


Última Página | Página 2 de 12 | Próxima Página

Amigos